1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos(LEGENDA)

Da observação dos registos das diversas estações meteorológicas da ilha da Madeira, há a destacar os valores anormalmente baixos da humidade relativa do ar, sobretudo na costa sul da ilha.

Este facto, associado à fraca precipitação ocorrida nas últimas semanas, leva-nos a aconselhar os agricultores a efetuarem uma rega das culturas, sobretudo das hortícolas e mesmo da cultura da bananeira, principalmente na costa sul da Madeira. Este tipo de culturas, exigente em água, possui um sistema radicular superficial, incapaz de captar água a profundidades superiores, pelo que é aconselhável a prática de regas mais frequentes, mesmo que menos abundantes.

 

previsao meteorologica(NOTA)

As previsões para a próxima semana apontam para a manutenção das condições atmosféricas que têm ocorrido nos últimos dias, com reduzida probabilidade de ocorrência de precipitação e valores de temperatura normais para esta época do ano.

Estas condições são favoráveis ao desenvolvimento das culturas da época, pois são adversas ao desenvolvimento das pragas e doenças das culturas, por isso, e à semelhança da semana passada, não é necessário recomendar neste momento qualquer operação excecional, no sentido de prevenir doenças ou pragas nas culturas agrícolas.

Para mais informação relativamente ao controle das doenças ou pragas das culturas deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.