1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apur met(LEGENDA)

Tal como previsto na semana passada, os valores registados da temperatura média do ar na generalidade das estações meteorológicas foram amenos para a época do ano que atravessamos, sobretudo na costa sul da Iha da Madeira. A esta agradável temperatura, de registar ainda a ausência de precipitação na generalidade dos locais onde existem estações meteorológicas.

Estas condições ambientais permitem o normal desenvolvimento das culturas, sem grandes sobressaltos para os agricultores, ou seja, os produtores podem continuar a usufruir da quadra festiva, pois não terão que se preocupar com operações culturais urgentes.

 

prev met(NOTA)

Com exceção das culturas conduzidas em estufa, a administração de água às plantas não será necessária, uma vez que está prevista a ocorrência de alguma precipitação nos próximos dias, que deverá ser suficiente para compensar a perda de água através da evapotranspiração.

De resto, os valores da temperatura máxima e miníma do ar irão sofrer uma ligeira descida mas normais para esta época do ano.

As condições ambientais previstas não favorecem o desenvolvimento das pragas nem das doenças, pelo que, e salvo alguma situação pontual, os tratamentos excecionais para as culturas frutícolas nem hortícolas não são necessários. No entanto, aconselha-se que os agricultores estejam atentos à ocorrência de algum problema fitossanitário e mantenham as medidas preventivas para a ocorrência de doenças e pragas nas culturas.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento das doenças ou pragas das culturas deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190