1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apur meteor2(LEGENDA)

Um pouco por toda a Ilha da Madeira onde existem estações meteorológicas confirmaram-se as previsões de temperaturas médias do ar relativamente baixas, mas normais para a época do ano. Assim, as condições continuam favoráveis à produção de frutos sãos.

Como temos vindo a observar, estas condições – frio e chuva – contribuem para a redução da população das principais pragas das culturas.

Também quase todas os postos registaram a ocorrência de alguma precipitação, o que faz que não seja necessária a administração de água ao solo, através das regas, para a maior parte das culturas, exceto em algumas culturas hortícolas com sistema radicular superficial, como, por exemplo, as couves e as alfaces, nas quais uma ligeira rega será conveniente.

 

prev meteor2(NOTA)

Para os próximos dias, está previsto um ligeiro aumento quer da temperatura máxima quer da temperatura mínima e, associado a este aumento da temperatura, está a ausência de chuva. Estas condições serão favoráveis à recuperação do stress a que as plantas têm sido sujeitas nas últimas semanas.

Assim, nos próximos dias não será necessário que os agricultores efetuem nenhuma operação cultural, aproveitando na plenitude a época natalícia que atravessamos.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento das doenças ou pragas das culturas deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190