1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola

A informação técnica semanal ao seu dispor!

apur met(LEGENDA)

Em todas as estações meteorológicas da Ilha da Madeira, os valores de temperatura registados na última semana foram relativamente baixos mas normais para a época.

Se, para o ser humano, tais temperaturas podem ser, no mínimo, desconfortáveis, os efeitos para algumas espécies agrícolas são positivos. De facto, as culturas de clima temperado como, por exemplo, as Pomoideas (macieira e pereira) e as Prunoideas (ameixieira e cerejeira) necessitam de algum frio na época de repouso vegetativo, para que possam produzir bem na época seguinte.

Por outro lado, as temperaturas baixas e a chuva frequente não favorecem o desenvolvimento das culturas hortícolas, no entanto, ajudam a reduzir o grau de ataque de pragas como a Mosca da Fruta ou de Cochonilhas em espécies fruteiras atualmente em produção, a exemplo da anoneira e da tangerineira.

 

prev met(NOTA)

Para a próxima semana, prevê-se a continuação da ocorrência de alguma precipitação fraca, sobretudo na costa norte da Ilha da Madeira e uma ligeira subida dos valores da temperatura máxima e mínima em toda a região.

Continuam a verificar-se condições propícias para a sementeira ou plantação de culturas hortícolas de inverno, de que são exemplo as favas, as ervilhas e as couves, entre outras.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento das doenças ou pragas das culturas deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190