1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola

A informação técnica semanal ao seu dispor!

apur met(LEGENDA)

Depois da tempestade vem a bonança. Com efeito, depois de, nas últimas duas semanas o arquipélago da Madeira ter sido fustigado pelo mau tempo, registando-se sobretudo a ocorrência de ventos muito fortes que causaram avultados prejuízos económicos aos agricultores, as condições meteorológicas normalizaramos nos últimos dias.

Um pouco por toda a Ilha da Madeira, na última semana as temperaturas médias do ar registadas na última semana podem se considerar baixas, embora normais para a época do ano que atravessamos. Este facto, aliado à ocorrência de precipitação contínua, não favorece o desenvolvimento das culturas hortícolas, mas ajuda a reduzir o grau de ataque de pragas como a Mosca da Fruta ou de Cochonilhas em espécies fruteiras atualmente em produção, como, por exemplo, a anoneira e a tangerineira.

 

prev met(NOTA)

Para os próximos 3 dias, prevê-se uma ligeira subida da temperatura média do ar, que voltará depois a baixar para os níveis da semana passada. Igualmente, deverá voltar a ocorrer alguma precipitação ligeira, quer na costa norte, que na costa sul.

Continuamos a recomendar para as culturas hortícolas mais suscetíveis ao ataque de fungos, como o batata e as couves, a realização de tratamentos preventivos sobretudo para o Míldio, aliados à aplicação de bioestimulantes.

Porque a chuva não será muito forte nem contínua, poderá ser aproveitada a oportunidade para proceder à operação de sementeira das favas e das ervilhas, culturas tradicionais da época e que são melhoradoras do solo.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar