1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola

A informação técnica ao seu dispor!

apur met(LEGENDA)

Os valores da temperatura registados na semana passada foram os normais para a época do ano. As previsões para a próxima semana apontam para valores semelhantes, embora para a costa norte esteja prevista a ocorrência de algum frio durante alguns dias.

Registou-se nos últimos dias a ocorrência de precipitação, um pouco por toda a ilha, pelo que o teor de água no solo é suficiente para o normal desenvolvimento das plantas, não sendo, portanto, necessário proceder à operação de rega nas culturas ao ar livre.

O facto meteorológico mais relevante ocorrido nos últimos dias foi o vento forte que afetou sobretudo a cultura da bananeira.

 

prev met(NOTA)

As previsões para os próximos dias apontam para a repetição deste fenómeno. Assim, recomendamos aos produtores de banana que procedam ao cuidado tutoramento das plantas, de modo a minimizar os danos.

Situações de elevada precipitação associada a ventos fortes e temperaturas ao nível do solo relativamente baixas, provocam stress nas culturas hortícolas. Assim, aconselha-se os produtores deste tipo de produtos a adicionarem um bioestimulante na ocasião de algum tratamento ou adubação foliar. Estes produtos, normalmente à base de extratos naturais de plantas, ajudam as plantas a recuperar de situações ambientais adversas.

Finalmente, continuam a verificar-se condições favoráveis ao desenvolvimento do míldio (Phytophthora infestans) na cultura da batata (Solanum tuberosum), pelo que os produtores que nas últimas duas ou três semanas não tomaram medidas para prevenir ou combater esta doença, deverão agora fazê-lo.


Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento das doenças ou pragas das culturas deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.