1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apur meteor(LEGENDA)

A temperatura média do ar registada de 4 a 10 de novembro, tal como a prevista para os próximos dias, registou valores acima dos normais para a época.

Estas condições favorecem o desenvolvimento de algumas pragas, a exemplo da Mosca da Fruta ou da Cochonilha (vulgarmente conhecida como lapa) na cultura da anoneira, sobretudo na costa sul e nas zonas localizadas a cotas mais baixas.

Assim, recomenda-se a colocação de armadilhas nas árvores para captura da mosca da fruta e controle da cochonilha através da aplicação de um produto cuja substância ativa seja o Óleo de Verão.

Na costa norte, registou-se a ocorrência de valores consideráveis de precipitação, pelo que recomendamos aos agricultores produtores de hortícolas a observação cuidada das plantações, procurando prevenir o ataque de doenças provocadas por fungos.

 

 

prev(NOTA)

As previsões meteorológicas para os próximos dias indicam elevada probabilidade de ocorrência de precipitação que, caso ocorram, podem provocar ataques de míldio em diversas culturas hortícolas, nomeadamente na cultura da batata e nas couves.

Assim, sugere-se aos produtores a aplicação de medidas preventivas (culturais, biológicas e/ou químicas) para o combate a estas doenças.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural/Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190