1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos DICAs429 (LEGENDA)

Da análise dos apuramentos meteorológicos emitidos pelo IPMA para o período compreendido entre 13 e 19 de outubro (ver quadro), constata-se que as condições do estado do tempo alteraram-se relativamente à semana anterior, com os valores da temperatura atipicamente elevados, em resultado de uma frente de calor proveniente do continente africano, e com o céu limpo em toda a Região, bem como a ausência de precipitação.

Na execução das operações culturais, na sua exploração agrícola, nomeadamente as regas e aplicação de produtos fitofarmacêuticos, deve evitar sempre as horas mais quentes do dia.

Aconselha-se manter a monitorização às culturas, por forma a detetar os sinais e/ou sintomas de pragas ou doenças e poder, assim, agir de forma atempada no respetivo combate, minimizando eventuais prejuízos.

Os tratamentos fitofarmacêuticos devem ser realizados em conformidade, com a leitura prévia e atenta dos rótulos, não esquecendo também que é obrigatório o registo no caderno de campo de todos os tratamentos fitofarmacêuticos efetuados.

 

previsoes DICAs429 (NOTA)

De acordo com o IPMA, as condições do estado do tempo vão sofrer alterações significativas até 29 de outubro (ver quadro), com a presença de alguma nebulosidade e a ocorrência de aguaceiros, com maior incidência na costa norte.

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica 
Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

 

Para informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico/DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260