1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos DICAs429 (LEGENDA)

Pressão atmosférica

Pressão atmosférica é a força provocada pelo peso do ar.

meteorologia DICAs 441 1 A altitude é um dos fatores que interferem na pressão atmosférica. Em áreas de elevada altitude, a pressão diminui; nas áreas de baixa altitude, a pressão aumenta, porque o peso ou força que o ar exerce é maior no local mais baixo. Portanto, as áreas mais baixas, tem mais ar sob os corpos, e consequentemente mais pressão atmosférica.

A temperatura também influencia na pressão atmosférica. O ar quente fica mais dilatado e o ar frio mais comprimido. Com o aumento da temperatura do ar, a pressão diminui em virtude do ar se dilatar. Com a redução da temperatura do ar, a pressão aumenta porque o ar fica mais comprimido, ou seja, reduz o seu volume.

Evapotranspiração

meteorologia DICAs 441 2 A evapotranspiração é o processo conjunto da evaporação da água do solo mais a transpiração das plantas.

Evaporação

É o processo físico pelo qual um líquido passa para o estado gasoso.

A evaporação da água na atmosfera ocorre dos oceanos, lagos, rios, do solo e da vegetação húmida (evaporação do orvalho e da chuva intercetada). Entretanto, a taxa da evaporação da água do solo depende de inúmeros fatores, destacando-se a disponibilidade de radiação solar global, os ventos, o tipo de solo, a cobertura vegetal, a disponibilidade de água no solo, etc.

Transpiração

É o resultado da extração da água contida no solo pelas raízes das plantas e a libertação para a atmosfera pelos estomas (poros). As plantas, através das suas raízes, retiram do solo a água para as suas atividades vitais e parte dessa água é cedida à atmosfera, sob a forma de vapor na superfície das folhas.

Também é a água que é perdida pelas plantas durante o processo de fotossíntese, e depende de cada espécie, do seu estágio de crescimento, do meio ambiente e dos fatores climáticos (ventos, temperatura, humidade relativa do ar, radiação solar incidente, etc.).

A evapotranspiração potencial (ETp) é a lâmina de água, na unidade de tempo, evapotranspirada por uma cultura verde, de porte baixo, uniforme, que tape completamente o solo e que não seja submetida à deficiência de água.

A evapotranspiração potencial (ETp) é um conceito bastante utilizado na irrigação, pois define a máxima quantidade de água para uma planta, sendo função também de seu consumo.

A evapotranspiração de referência (ETo) é definida como a evapotranspiração de uma cultura bem adaptada às condições locais, crescendo sob específicas condições meteorológicas, e condições hídricas ótimas para a cultura.

 

previsoes DICAs429 (NOTA)

A evapotranspiração real de uma cultura (ETr) é definida como a lâmina de água evapotranspirada para a atmosfera nas condições reais (existentes no campo) de humidade do solo e condições climáticas. O consumo de água de uma cultura durante o ciclo de crescimento e desenvolvimento. O consumo de água está associado ao tipo de cultura, variedade, práticas culturais, condução da cultura, tipo de solo, fertilidade, etc.

A evapotranspiração depende da:

• Disponibilidade de água – se não existir água para o processo se desenvolver, não haverá uma evaporação e nem transpiração;
• Presença da vegetação – se não existir vegetação não ocorrerá a transpiração;
• Radiação solar e ação dos ventos – definem o poder de evaporação da atmosfera que é condicionada a absorver vapor dependendo da pressão atuante.

De acordo com os apuramentos meteorológicos emitidos pelo IPMA para o período, compreendido entre 21 a 27 de julho (ver quadro), as condições do estado do tempo mantiveram-se sensivelmente iguais às da semana anterior, o que revela estabilidade nas condições do estado do tempo, com os valores da temperatura a aumentar ligeiramente, a velocidade do vento a fazer-se sentir de forma moderada nas zonas montanhosas, mas sem influência direta nas zonas cultivadas, e a precipitação praticamente inexistente (exceção feita a Santo António da Serra e Achadas da Cruz).

A disponibilidade de água no solo depende do balanço entre chuva e evapotranspiração. Verifica-se que os valores da precipitação estão bem abaixo dos da evapotranspiração (ver quadro), pelo que é necessário proceder às regas, sempre de acordo com as necessidades hídricas das culturas.

Até 06 de agosto (ver quadro), o IPMA prevê que as condições do estado do tempo vão sofrer algumas alterações, com nebulosidade em toda a Região e aguaceiros esporádicos previstos a norte, acompanhados de uma ligeira queda na temperatura, também em toda a Região.

Na execução das operações culturais, na sua exploração agrícola, nomeadamente as regas e aplicação de produtos fitofarmacêuticos, deve evitar sempre as horas mais quentes do dia.

Aconselha-se manter a monitorização às culturas, por forma a detetar os sinais e/ou sintomas de pragas ou doenças e poder, assim, agir de forma atempada no respetivo combate, minimizando eventuais prejuízos. Os tratamentos fitofarmacêuticos devem ser realizados em conformidade, com a leitura prévia e atenta dos rótulos), não esquecendo também que é obrigatório o registo no caderno de campo de todos os tratamentos fitofarmacêuticos efetuados.


Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica 
Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

 

Para informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.