1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos DICAs429 (LEGENDA)

meteorologia agricola DICAs 437

Radiação solar e fotoperíodo

A radiação solar é considerada um fator importante para o crescimento e desenvolvimento das culturas, pois tem influência direta na fotossíntese das plantas.

Nas condições favoráveis de clima e solo, a máxima produtividade de uma cultura depende principalmente da taxa de incidência de luz.

• Radiação solar – é a energia emitida pelo sol e que se propaga sob a forma de ondas eletromagnéticas;
• Insolação – é o número de horas de sol por dia e depende do grau de latitude;
• Fluxo da radiação solar na Terra – da radiação solar total que chega à Terra, parte é refletida pela camada de ozono, nuvens e superfície terrestre (30%) e parte é absorvida pelo solo e pelas nuvens (70%).
Importância na agricultura

A quantidade de radiação solar que incide sobre a superfície terrestre em dado local, tempo e época do ano, e que resulta da inclinação dos raios solares em função do ângulo de elevação solar, são fundamentais para a produtividade de uma cultura, dado o seu contributo para a realização da fotossíntese pelas plantas. A fotossíntese, por sua vez, é responsável pela produção de energia para o crescimento e desenvolvimento dos vegetais.
É interessante, então, que se destaquem alguns conteúdos de fisiologia vegetal, que se enumeram em seguida:
• Fotossíntese – é o processo biológico que consiste na síntese de carboidratos a partir do carbono atmosférico, água e energia solar, com produção de oxigénio. A radiação solar é, portanto, essencial para o crescimento das plantas e desenvolvimento das culturas. O excesso de radiação solar faz com que a planta utilize um volume maior de água para regular sua temperatura. Caso tenha pouca disponibilidade de água, ou em momento do dia com alta radiação mesmo com disponibilidade de água, ocorre a desidratação (murchidão da planta). Também se pode falar da importância das plântulas nos viveiros (seminários) permanecerem à sombra.

Controlo da radiação

O controlo da radiação pode ser feito:

• Através da cobertura do solo com plástico (polietileno preto);
• Através de sombreamento com ripas de bambu ou telas de sombreamento.

 

 

 

previsoes DICAs429 (NOTA)

Fotoperiodismo

É o número de horas de luz por dia, incluindo a aurora (antes do nascer do sol) e o crepúsculo (depois do pôr-do-sol). Assim, temos:

• Plantas de dias curtos – são as que só florescem a partir de um número máximo de horas de luz por dia, à medida que diminuem as horas de luz por dia, ou seja, a partir de 21 de dezembro no hemisfério sul. São espécies de regiões de baixa latitude (regiões tropicais), onde os dias são sempre curtos. Portanto, se cultivadas em regiões de grande latitude (regiões temperadas), onde os dias são mais longos na primavera e verão, demorarão a florescer, aumentando seu ciclo vegetativo total.
• Planta de dias longos – são as que só florescem a partir de um fotoperíodo mínimo à medida que aumentam as horas de luz por dia, ou seja, na primavera. São espécies próprias de regiões de grande latitude (zonas temperadas), onde ocorrem dias longos toda época do ano.

De acordo com os apuramentos meteorológicos emitidos pelo IPMA para o período compreendido entre 30 de junho e 06 de julho (ver quadro), as condições do estado do tempo mantiveram-se sensivelmente iguais às da semana anterior, com os valores da temperatura a aumentar ligeiramente, a velocidade do vento a fazer-se sentir de forma moderada nas zonas montanhosas, sem influência direta nas zonas cultivadas, e a precipitação praticamente inexistente.

Na execução das operações culturais, na sua exploração agrícola, nomeadamente as regas e aplicação de produtos fitofarmacêuticos, evitar sempre, as horas mais quentes do dia.

A disponibilidade de água no solo depende do balanço entre chuva e evapotranspiração. Verifica-se que os valores da precipitação estão bem abaixo dos da evapotranspiração (ver quadro), pelo que é necessário proceder às regas, sempre de acordo com as necessidades hídricas das culturas.

As previsões do IPMA até 16 de julho (ver quadro) indicam que as condições do estado do tempo ir-se-ão manter amenas, com nebulosidade em toda a Região e aguaceiros esporádicos a norte. Está ainda previsto o aumento da temperatura nos próximos dias em toda a Região.

Aconselha-se manter a monitorização às culturas, por forma a detetar os sinais e/ou sintomas de pragas ou doenças e poder, assim, agir de forma atempada no respetivo combate, minimizando eventuais prejuízos. Os tratamentos fitofarmacêuticos devem ser realizados em conformidade, com a leitura prévia e atenta dos rótulos), não esquecendo também que é obrigatório o registo no caderno de campo de todos os tratamentos fitofarmacêuticos efetuados.


Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica 
Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef: 291 211 260

 

Para informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260