1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos DICAs429 (LEGENDA)

meteorologia DICAs 430As condições meteorológicas são, no sistema produtivo agrícola, fatores exógenos que afetam o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade das plantas e animais.

Durante o seu ciclo, a planta responde diretamente à combinação das condições meteorológicas, cujos efeitos podem variar desde os mais favoráveis até aos mais desfavoráveis para o crescimento e produtividade.

A meteorologia agrícola, ou agrometeorologia, tem por objetivo colocar a ciência meteorológica ao serviço da agricultura, de modo a produzir o máximo com o mínimo de recursos naturais e artificiais, com o menor risco económico e de forma sustentável. Nesse sentido, a agrometeorologia, uma ciência multidisciplinar por definição, reúne uma série de conhecimentos necessários à análise e ao entendimento das relações entre o ambiente físico e as atividades agrícolas, bem como à orientação das operações culturais.

De acordo com os apuramentos meteorológicos emitidos pelo IPMA (ver quadro), as condições do estado mantiveram-se amenas e, tal como previsto, sem grandes alterações. Os valores da temperatura mantiveram-se agradáveis, a velocidade do vento moderada e a precipitação pouco significativa, condições ótimas para a execução de todo o tipo de operações culturais nas explorações agrícolas.

 

 

previsoes DICAs429 (NOTA)

A disponibilidade de água no solo depende do balanço entre a chuva e a evapotranspiração, verificando-se que, os valores da precipitação estão cada vez mais, abaixo dos valores da evapotranspiração (ver quadro), indicando assim a necessidade de proceder à rega das culturas.

Segundo as previsões do IPMA, as condições do estado do tempo vão-se manter agradáveis até 20 de maio (ver quadro), com alguma nebulosidade e aguaceiros esporádicos, com predominância a norte da Região.

Deve, no entanto, continuar atento às culturas, na tentativa de detetar os primeiros sinais das pragas e poder, assim, agir de forma atempada, minimizando eventuais prejuízos. Os tratamentos fitofarmacêuticos contra pragas e doenças devem apenas ser efetuados quando detetada a presença das mesmas e realizados em conformidade (ler atentamente os rótulos).

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

 

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.