1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos DICAs429 (LEGENDA)

meteorologia DICAs429

A agricultura é a atividade económica que mais depende das condições climáticas. Os elementos meteorológicos afetam não só os processos metabólicos das plantas, diretamente relacionados com a produção vegetal, como também as mais diversas atividades no campo. De acordo com Petr (1990) e Fageria (1992), citados por Hoogenboom (2000), cerca de 80% da variabilidade da produção agrícola no mundo deve-se à variabilidade das condições meteorológicas durante o ciclo da cultura, especialmente para as culturas de sequeiro, já que os agricultores não podem exercer nenhum controle sobre tais fenómenos naturais.

Além de influenciar o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade das culturas, o clima afeta também a relação das plantas com microorganismos, insetos, fungos e bactérias, favorecendo, ou não, a ocorrência de pragas e doenças, o que desencadeia a tomada de medidas de controle adequadas.

Muitas práticas agrícolas de campo, como a preparação do solo, a sementeira, a adubação, a irrigação, as pulverizações e as colheitas, entre outras, dependem também de condições específicas do tempo e da humidade no solo, para que possam ser realizadas de forma eficiente (PEREIRA et al., 2002).

 

previsoes DICAs429 (NOTA)

De acordo com os apuramentos meteorológicos do período compreendido entre 20 e 29 de abril (ver quadro), as condições do estado não pioraram, apesar de previsto. O tempo manteve-se em geral ameno, com valores agradáveis da temperatura, aq velocidade do vento a fazer-se sentir de forma moderada e a precipitação pouco significativa.

A disponibilidade de água no solo depende do balanço entre a chuva e a evapotranspiração. Verifica-se que os valores da precipitação estão sensivelmente equilibrados com os valores da evapotranspiração (ver quadro), o que permite suspender as regas.

De acordo com as previsões do IPMA até 06 de maio (ver quadro), as condições do estado do tempo manter-se-ão medianamente agradáveis, com alguma nebulosidade e aguaceiros, predominantemente a norte toda Região.

Com tais condições climáticas, nomeadamente a muita humidade, dever-se-á observar as culturas, na tentativa de detetar os primeiros sintomas de doenças e, assim, poder agir de forma atempada, minimizando eventuais prejuízos. Os tratamentos preventivos contra as doenças criptogâmicas deverão ser equacionados e agendados e realizados em conformidade.

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.