1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

DICAs423 apuramentos (LEGENDA)

DICAs423 meteorologia

Das atividades económicas, a agricultura é, sem dúvida, aquela com maior dependência das condições do tempo e do clima.

As condições atmosféricas afetam todas as etapas das atividades agrícolas, desde a preparação do solo para a sementeira até à colheita, o transporte e o armazenamento dos produtos.

As consequências de situações meteorológicas adversas levam constantemente a graves impactos sociais e a enormes prejuízos económicos, muitas vezes difíceis de serem quantificados, ainda que em regiões com tecnologia avançada e com organização social suficiente para diminuir esses impactos.

Como as condições adversas do tempo são frequentes, e muitas vezes imprevisíveis a médio e longo prazo, a agricultura constitui-se como uma atividade de grande risco. Exemplos são as ocorrências de secas prolongadas, os veranicos (períodos secos dentro de uma estação húmida), as geadas e os períodos de chuva excessiva, muitas vezes acompanhadas de granizo.

Segundo Smith (1975), a “meteorologia agrícola tem por objetivo colocar a ciência da Meteorologia ao serviço da agricultura em todas suas formas e facetas, para melhorar o uso da terra, para ajudar a produzir o máximo de alimentos e a evitar o abuso irreversível dos recursos da terra”.

 

DICAs423 previsoes (NOTA

De acordo com os apuramentos meteorológicos do período compreendido entre 16 e 22 de março (ver quadro), as condições climáticas não só se mantiveram estáveis, como se revelam ótimas para a prática agrícola, com os valores da temperatura e da velocidade do vento a não condicionar. A precipitação baixou significativamente, com valores quase nulos em toda a Região.

Os valores registados da precipitação (P), bem abaixo aos da evapotranspiração potencial - ETP (ver quadro), indiciam a necessidade de realização das regas, de acordo com as necessidades hídricas das culturas.

A disponibilidade de água depende do balanço entre chuva e evapotranspiração, sendo esta última dependente das condições da superfície (tipo de cobertura e de solo) e das condições atmosféricas (disponibilidade energética, humidade do ar e velocidade do vento). As exigências hídricas das culturas e sua relação com as condições ambientais, por sua vez, determinam a quantificação da irrigação.

De acordo com o IPMA, prevê-se até 01 de abril algumas alterações no estado do tempo, com alguma nebulosidade em toda a Região e aguaceiros predominantemente a norte.

Aconselha-se a monitorização das culturas, na tentativa de detetar os primeiros sinais e/ou sintomas de pragas e doenças e poder assim agir de forma atempada, minimizando eventuais prejuízos.

 

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.