1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

DICAs419 apuramentos (LEGENDA)

De acordo com os apuramentos meteorológicos do período compreendido entre 16 e 22 de fevereiro (ver quadro), as condições climáticas próprias são as habituais para a estação, com os valores de precipitação a serem significativos. Recorda-se que é conveniente agendar as operações culturais na exploração agrícola de acordo com as condições climáticas registadas.

Os valores da Precipitação (P) superiores aos da Evapotranspiração potencial - ETP, (V. quadro) permitem suspender as regas.

Até 04 de março prevê-se poucas alterações no estado do tempo, com muita nebulosidade e aguaceiros regulares, principalmente a norte da Região.

Assim que o estado do tempo melhorar, e uma vez que se aproxima o fim do inverno, dever-se-á realizar um tratamento químico com óleo de verão nos pomares de folha caduca, sobretudo nos pomares que tenham tido problemas com cochonilhas.

 

DICAs419 previsoes (NOTA

Sabedoria popular:

• Quem não poda até março, vindima no regaço;
• Se queres bom cabaço, semeia em março.

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260