1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

meteorologia agricola apuramentos (LEGENDA)

De acordo com os apuramentos meteorológicos do período compreendido entre 02 e 08 de fevereiro (ver quadro), as condições climáticas foram amenas, mas com os níveis de precipitação a aumentar, se comparados com os da semana anterior, razoáveis para realizar todo o tipo de operações culturais na sua exploração agrícola.

Dados os valores registados da precipitação (P) superiores aos da evapotranspiração potencial (ETP) (ver quadro), é da responsabilidade do agricultor ter em atenção as necessidades hídricas das culturas.

Segundo as previsões do IPMA até 18 de fevereiro, prevê-se uma ligeira alteração no estado do tempo, com presença de alguma nebulosidade, mas sem aguaceiros.

Dever-se-á observar com regularidade as culturas, por forma a detetar precocemente quaisquer sinais ou sintomas de pragas e/ou doenças.

Confusão sexual - um método de luta biotécnica contra pragas
meteorologia agricola foto1 Se utiliza ou pensa vir a utilizar este meio de luta biotécnica, é altura de adquirir o material necessário.

Apesar de ainda estarmos em pleno inverno, é oportuno neste momento pensar em toda esta operação, uma vez que a mesma implica vários aspetos, como, por exemplo, encomendar as armadilhas e respetivos difusores de feromonas e calcular atempadamente e de forma correta o número de armadilhas necessárias. Deve ainda conhecer o ciclo biológica da praga a combater, por forma a colocar as armadilhas na altura devida.

Muitos insetos emitem hormonas específicas, chamadas feromonas, para comunicarem entre si.

 

meteorologia agricola previsoes (NOTA

As fêmeas da traça da uva, do bichado das macieiras, da traça do tomateiro e de outras espécies emitem feromonas para atraírem os machos ao acasalamento.
meteorologia agricola foto2A partir do conhecimento deste comportamento, os cientistas procuraram utilizá-lo para a luta contra diversas pragas, pelo método da confusão sexual.

Utilizando feromonas de síntese, este método de luta biotécnico consiste em saturar a atmosfera da cultura com a feromona da espécie a combater, de forma a perturbar os machos, impedindo-os de encontrar as fêmeas e de se reproduzirem. Trata-se de um meio muito eficaz, seletivo, não tóxico, de custo acessível e de fácil realização. É uma alternativa à luta química.

As feromonas da praga a combater são distribuídas em difusores - pequenos filamentos ou cápsulas plásticas impregnadas de feromona. Estes devem ser colocados na vinha ou no pomar até meados de março, o mais tardar. Colocam-se uma única vez e funcionam até ao fim do ciclo da praga.

O número de difusores a colocar varia de 500 a 1000 por hectare, conforme a sua composição e a espécie a combater.

O custo dos difusores varia entre cerca de 115 e 225 euros por hectare, conforme a praga e a densidade de colocação. São comercializados em Portugal difusores para a luta por confusão sexual contra diversas pragas: traça dauva (Lobesia botrana), bichado das pomóideas (Cydia pomonella), traça oriental das prunóideas (Cydia molesta) e broca do tronco e ramos de fruteiras (Zeuzera pyrina), entre outras.

A confusão sexual é aconselhada no Modo de Produção Biológico, mas pode ser utilizada noutros modos de produção.

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260