1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

DICAs 416 apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

De acordo com os apuramentos meteorológicos do período compreendido entre 26 de janeiro e 01 de fevereiro (ver quadro), as condições climáticas foram muito amenas, com níveis de precipitação quase nulos, as condições ótimas para realizar todo o tipo de operações culturais na sua exploração agrícola.

Apesar dos valores registados da precipitação (P) serem inferiores aos da evapotranspiração potencial - ETP (ver quadro), é da responsabilidade do agricultor efetuar as regas, tendo em consideração as necessidades hídricas das culturas, salvo eventuais exceções, o caso dos solos ainda saturados em água.

Segundo as previsões do IPMA, prevê-se uma ligeira alteração no estado do tempo até 11 de fevereiro, com a presença de alguma nebulosidade e pequenos aguaceiros.

Tratamento de Inverno em fruteiras temperadas (folha caduca)

As fruteiras de clima temperado podem ser atacadas por vários micro-organismos, que causam diversas doenças no tronco, ramos, brotações, flores e frutos, com sérios prejuízos para a cultura. Os vírus, bactérias e fungos podem ficar no pomar de um ano para o outro e constituem fonte de inóculo para o próximo ciclo produtivo. As estruturas vivas destes micro-organismos permanecem nas plantas, entranhadas nas rachaduras, trincas do tronco e da casca, em frutos e folhas velhas, mumificados ou caídos, remanescentes do ano anterior.

Normalmente, durante o inverno, as fruteiras de clima temperado entram em repouso vegetativo. Neste período, ocorre a queda total das folhas e toda a estrutura das plantas fica bem exposta, sendo o momento ideal para se realizarem as podas. Esse é também o momento de tomar as primeiras medidas de controle das doenças que denominamos tratamento de inverno.

au Os tratamentos de inverno têm como objetivo reduzir o inóculo de algumas doenças e pragas presentes nas culturas, contribuindo para diminuir o número de tratamentos fitossanitários durante o ciclo vegetativo.

O recomendado, geralmente, são três tratamentos no outono/inverno, no entanto, no caso de apenas ser possível fazer um único tratamento, este deve ser efetuado entre 30 e 15 dias antes da rebentação (abrolhamento). Estes tratamentos são realizados essencialmente com produtos à base de cobre para prevenir as doenças e óleos de verão para combater as formas hibernantes de insetos e ácaros. As substâncias ativas que estão homologadas para as principais culturas de folha caduca na Madeira estão indicadas no quadro abaixo:
tratamento de inverno quadro

 

DICAs 416 previsoes meteorologicas (NOTA)

Ao realizar o tratamento de inverno, deve ter em consideração o seguinte:

- Os produtos utilizados nos tratamentos de inverno atuam por contacto, pelo que deve molhar bem todas as partes da árvore, sem esquecer os ramos mais altos;
- Estes tratamentos só devem ser realizados em períodos em que não se preveja a ocorrência de precipitação nas 48 horas seguintes à aplicação;
- Os tratamentos de inverno devem ser efetuados após a poda, pois assim são mais eficazes.
tratamento de inverno 2 Durante a queda das folhas, depois das últimas colheitas, pode ser aplicada nos pomares uma calda à base de ureia, como forma de reduzir o inóculo de pedrado nos pomares. A calda deve ser aplicada sobre as árvores e sobre as folhas já caídas. A ureia apressa a decomposição das folhas, destruindo o suporte para o fungo causador do pedrado passar o Inverno.

Estes tratamentos de inverno devem ser realizados com o perfeito conhecimento das previsões meteorológicas para a semana em questão.

A mistura ente óleos de verão e caldas bordalesas são compatíveis e as concentrações irão variar de cultura para cultura.

Se a ideia é apenas aplicar após as podas (se as feridas daí resultantes forem consideráveis) deverá usar a calda bordalesa semipastosa. Se optar por misturar a calda bordalesa com óleo de verão, aproveite, se for o caso, para combater em simultâneo as formas hibernantes das cochonilhas da campanha anterior.

A concentração das substâncias ativas nos produtos fitofarmacêuticos que se encontram no mercado é variável, pelo que é recomendável ler sempre o rótulo para verificar se estão homologados e quais as quantidades a aplicar para cada cultura, utilizando apenas as concentrações recomendadas.

Sabedoria popular:

• Quando não chove em fevereiro, nem bom prado nem bom celeiro;
• Em fevereiro chuva, em agosto uva;
• Fevereiro seca as fontes ou leva as pontes.

 

 

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica Agronómica/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico /DSDA
Divisão de Assistência Técnica Agronómica /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260