1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos 25a31 agosto (LEGENDA)

De acordo com os apuramentos meteorológicos do período, compreendido entre 22 e 28 de setembro (ver quadro), verificamos que não há muitas alterações relativamente à semana anterior, ou seja, os valores de precipitação apenas aumentaram a norte da região, com as temperaturas a baixar paulatinamente.

As regas continuam a ter muita importância nesta época do ano, ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP) que evidenciam ainda esta necessidade. Por este motivo, deveremos estar muito atentos às necessidades hídricas das culturas por forma a evitar eventual stress hídrico. Quer as regas quer a eventual aplicação de produtos fitofarmacêuticos, deverão ser sempre efetuadas nas horas de menor calor. A rega constitui uma prática agrícola decisiva para melhorar a rentabilidade das nossas explorações agrícolas e assegurar o desenvolvimento e competitividade do sector.

Nos locais em que os valores registados da precipitação (P) sejam superiores aos da Evapotranspiração potencial (ETP), ver quadro, poderemos reduzir a frequência das regas, como já referido anteriormente.

Nas previsões climáticas para a próxima semana (até 8 de outubro), não são esperadas muitas alterações, ou seja, continuação de nebulosidade em toda a região podendo alternar com céu limpo e/ou aguaceiros, temperaturas médias a cair gradualmente, precipitação pouco significativa a sul e acontecendo com alguma intensidade a norte da região.

Tratamentos Fitossanitários

trat fitossanitarios 1

Tal como os medicamentos, os produtos fitofarmacêuticos estão sujeitos a rigorosa legislação. A segurança destes produtos é revista por autoridades independentes antes de ser autorizada a sua utilização nas culturas.

Os agricultores devem cumprir as Boas Prática Agrícolas (BPA), seguindo o princípio básico de usar os produtos fitofarmacêuticos (PF) tão pouco quanto possível e apenas quando necessário.

Na aquisição dos PF, o agricultor deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos, assim como, quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, que é uma obrigação, registar no caderno de campo, as utilizações dos PF.

Respeite o Intervalo de Segurança (IS), ou seja, respeitar número de dias que decorre entre a aplicação e a colheita, que está indicado no rótulo do PF.

Sempre que possível deverá alternar o uso dos PF, por outros com a mesma finalidade, por forma a não permitir condições para o aparecimento de resistências.

Cuidados a ter na aplicação dos PF, uma vez que as condições do estado do tempo alteraram-se com a chegada do outono.

As condições do estado do tempo influenciam de forma importante a eficácia dos tratamentos fitossanitários, mas também a segurança do aplicador e do ambiente. Recomendamos que antes de qualquer aplicação de PF, tenha em linha de conta:

• Velocidade do vento;

• Humidade;

• Temperatura;

• Precipitação.

Velocidade do vento

O vento em excesso diminui a qualidade de repartição das gotas de pulverização e consequentemente a capacidade de absorção pelas plantas assim como perdas do produto fitofarmacêutico na aplicação por arrastamento.

Recomendação: deverá escolher horas do dia em que a velocidade do vento é, de um modo geral, mais reduzida.

 

previsoes meteorologicas 1a10 setembro (NOTA)

Humidade e temperatura

Temperaturas elevadas e humidade relativa baixa (< 60%) favorecem a perda de eficácia dos produtos por evaporação das gotas mais finas. Deste modo se a humidade do ar for elevada, as gotas de pulverização atingem mais facilmente o seu alvo. Evitando a evaporação e posterior deposição em outros locais.

Recomendação: a aplicação de PF não deve ser efetuada nas horas mais quentes do dia.

Precipitação

A ocorrência de precipitação significativa (> 10 mm, ou seja, 10L/m2) após o tratamento é um dos principais fatores de transferência dos produtos fitofarmacêuticos para a água (risco de lixiviação – movimento através do solo - e arrastamento superficial).

Esta transferência reduz a eficácia dos produtos e pode contribuir para a contaminação das águas.

Recomendação: é fundamental conhecer a previsão do estado do tempo (neste caso concreto, os níveis de precipitação) antes de efetuar a aplicação dos produtos fitofarmacêuticos.

Se a chuva obrigar a uma nova aplicação, esta multiplicará o risco de contaminação do meio ambiente e representa um custo suplementar.

Nunca é demais lembrar, que temos de avaliar bem o local onde iremos fazer os tratamentos fitossanitários. Evite aplicar PF demasiado próximo de cursos de água. Sendo as zonas agrícolas áreas em que os cursos de água ocorrem em grande número deveremos proceder com cuidado para não contribuirmos para uma contaminação mais alargada do ambiente.

O uso apropriado do vestuário de proteção, designado por EPI (Equipamento de Proteção Individual) tem caráter obrigatório, por forma a evitar, qualquer situação de risco para a saúde do aplicador.

Resumindo: Como usar os PF de forma correta e segura

trat fitossanitarios 2

• Observe as culturas para a deteção oportuna de qualquer problema;

• Leia atentamente as instruções do rótulo do PF e/ou consulte um técnico para saber quais os PF recomendados para a sua cultura e quais os inimigos que a afetam;

• Os PF que usa devem estar autorizados no seu país e para a cultura em particular que pretende tratar;

• Se a produção se destina à exportação, confirme a existência de LMR/tolerâncias de importação, adequados nos países potenciais de destino (no caso de dúvida, consulte um especialista);

• Utilizar apenas os produtos fitofarmacêuticos homologados e com a formulação adequada;

• Aplicar apenas a quantidade necessária de produtos fitofarmacêuticos de acordo com as instruções do rótulo;

• Respeite o período de tempo entre as aplicações;

• Respeite o intervalo de segurança (período entre a última aplicação e a colheita);

• Não entre na cultura imediatamente após a aplicação;

• Mantenha um registo dos produtos fitofarmacêuticos que utilizou.

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.