1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos semana52 (LEGENDA)

De acordo com os apuramentos meteorológicos do período compreendido entre 30 de junho a 06 de julho (ver quadro), não houve praticamente precipitação e somente em Santana/São Jorge, Santo da Serra e Achadas de Cruz registou-se precipitação com alguma expressão.

Relativamente às temperaturas, estas continuam acima da média, pelo que as regas terão de ser efetuadas com maior frequência.Os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP) no quadro acima evidenciam a necessidade de encontrar esses mesmos equilíbrios hídricos. Quer as regas quer a eventual aplicação de produtos fitofarmacêuticos deverão ser efetuadas nas horas de menor calor.

Poucas são as alterações nas previsões climáticas para a próxima semana (até 16 de julho):, pouca nebulosidade, ausência de precipitação e com as temperaturas a baixar ligeiramente.

Hortofrutícolas

hortofruticolas

As hortofrutícolas mais comuns nesta época (morango, tomate, alface, pepino, abobrinha, feijão e milho) estão sujeitas às condições favoráveis ao aparecimento e proliferação de pragas como aranhiços, trips e afídios. Os agricultores deverão monitorizar com frequência o aparecimento destas pragas, de modo a proceder à realização dos tratamentos adequados, utilizando os produtos fitofarmacêuticos menos tóxicos e respeitando sempre as condições de utilização referidas no rótulo. Deverão também ter sempre em atenção o respeito pelo intervalo de segurança.

Após desenterrada, a batata deve secar, mas não pode permanecer muito tempo ao sol até ser recolhida e nunca deve ser coberta com a própria rama. Armazene imediatamente após a colheita, escolhendo um local fresco, arejado e escuro. Se se verificou a presença da traça (Phthorimaea operculella) em campanhas anteriores, aplique PODRINA (pó polvilhável com 0,1% de deltametrina – 750g/ton batata), de forma homogénea em cada camada de batata, utilizando um polvilhador de fole para que a corrente de ar gerada permita essa distribuição homogénea. Finalmente, coloque uma cobertura permeável sobre a batata tratada (papel ou cartão).

Rotação de culturas

Na sucessão das culturas hortícolas (rotação), técnica cultural muito utilizada na Região, é de todo conveniente incluir uma leguminosa, para que haja um equilíbrio de azoto no solo, retardando ao máximo o esgotamento do solo neste nutriente.

Cuidados básicos na colheita de produtos Hortofrutícolas

Deficiente condução das operações de colheita, transporte e armazenamento dos produtos hortícolas, podem deitar a perder meses de trabalho e comprometer o rendimento das culturas. Assim, devem ser postos em prática alguns princípios básicos de colheita, transporte, armazenamento e expedição dos produtos.

 

previsoes meteorologicas semana52 (NOTA)

1 - Colher sempre no estado de desenvolvimento ou maturação ideal, para assegurar a máxima qualidade;

2 - Sempre que possível, colher nas horas mais frescas do dia, para evitar os efeitos da temperatura elevada;

3 - Ter especial cuidado com os danos mecânicos - feridas, pisaduras, compressão, esmagamento e/ou abrasões - provocados pelo operador, pelos instrumentos ou pelos contentores de colheita e transporte;

4 - Proteger do sol os produtos colhidos, para reduzir o aquecimento e a perda de água;

5 – Colocar os produtos em local fresco o mais rapidamente possível;

6 - Não misturar no mesmo contentor produtos sãos e de boa qualidade com produtos danificados ou infetados;

7 - Utilizar contentores de colheita e de transporte, limpos, lavados e desinfetados e em boas condições.

Recomenda-se a limpeza das matas e evitar acumulação de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem), a fim de se evitarem eventuais incêndios.

Não se esqueça de tirar o máximo partido das matérias fertilizantes produzidas na sua exploração, particularmente estrumes, chorumes e outros, constituindo os adubos minerais apenas o complemento necessário ao défice de nutrientes eventualmente existente.

Através de atitudes sustentáveis melhora-se a economia da família/empresa, reduzindo os custos de produção e melhorando a qualidade dos produtos.

Sabedoria popular

Por todo o mês de julho o celeiro atulho.

• Em julho, reina o gorgulho.

• Em julho eu o ceifo e o debulho.

• Julho, o verde e o maduro.

• Pelo São Tiago pinta o bago e cada pinga vale um cruzado.

• Por muito que queira julho ser, pouco há-de chover.

Relembra-se a todos os agricultores que, devido ao novo Coronavírus SARS-CoV2, devem adotar-se os cuidados acrescidos de segurança na execução de todas as tarefas, na exploração agrícola (Ver DICAs n.º 374/2020 – ‘Medidas de higiene especiais a observar nos trabalhos agrícolas’).

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260