1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos semana52 (LEGENDA)

De acordo com os apuramentos meteorológicos para o período compreendido entre 9 e 15 de junho (ver quadro), verificou-se alguma precipitação principalmente noturna, com temperaturas amenas, amplitudes térmicas estreitas. As regas terão que ser retomadas com maior frequência. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP) que evidenciam a necessidade de encontrar esses mesmos equilíbrios hídricos.

A rega constitui uma prática agrícola decisiva para melhorar a rentabilidade das nossas explorações agrícolas e assegurar o desenvolvimento e competitividade do sector.

Um bom uso da água de rega permite poupar um recurso escasso, necessitando de menor quantidade para obter a mesma produção. Ou, então, permite alargar a área de regadio da exploração. Em ambos os casos, reduz-se os custos de produção e aumenta-se a rentabilidade económica.

O objetivo principal é saber quando e quanto regar, de forma a adaptar, o mais possível, a época e a quantidade de água de rega às necessidades das culturas, evitando perdas desnecessárias.

A água deve ser fornecida à cultura com uma boa eficiência, reduzindo ao mínimo as perdas que se verificam ao longo do sistema de distribuição e na aplicação na parcela que deve ser uniforme em toda a sua extensão.

Poucas são as alterações nas previsões climáticas para a próxima semana (até 25 de junho), muita nebulosidade, com os níveis de precipitação a baixar em toda a Região, cenário típico do mês de junho.

Entre as mais variadas fruteiras que os madeirenses gostam de plantar, temos a papaeira.

Papaieira (Carica papaya L)

papaeira plantacao É uma das principais fruteiras das regiões tropicais e subtropicais do mundo, sendo seu fruto bastante consumido in natura ou industrializado. Apesar da pouca expressão na economia da Região, é uma fruteira que os madeirenses gostam de ter no seu ‘quintal’, pelo que achamos por bem tecer algumas considerações sobre a cultura.

 

previsoes meteorologicas semana52 (NOTA)

Destaca-se pelo seu elevado valor nutricional, sendo rico em açúcares e compostos bioativos, como os carotenoides e vitamina C, apresentando sabor e aroma agradáveis pela presença de compostos voláteis. Quando está verde, o mamão apresenta elevados teores da enzima papaína, empregada nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos.

Da planta também é extraída a carpaína, um ativador cardíaco.

papaeira folha papaeira fruto  
 Sintomas da pinta negra nas folhas e frutos respetivamente

É uma cultura que nesta altura do ano deverá estar sob observação, para prevenir caso apareçam o os principais problemas fitossanitários, ou seja, sinais de ácaros e sintomas de oídio e pinta negra.

No combate aos ácaros, existe disponível no mercado o Vertimec 018 EC (s.a.: abamectina), numa concentração de 50 a 75 ml/hl (Ver rótulo).

Se forem detetados sintomas de oídio, existe por exemplo o Bago de Ouro (enxofre polvilhável) numa dose de 50 Kg/ha, máximo 5 aplicações, com polvilhação dirigida à copa da planta.

Uma das mais importantes doenças, causadas por fungos, em papaieira é conhecida como varíola, sarna ou pinta preta, provocada pelo fungo Asperisporium caricae, que ataca folhas e fruitos. Inicialmente, aparecem lesões ou pintas escuras, que progridem para o apodrecimento dos frutos.

Plantas e frutos muito atacados devem ser eliminados, pois são fonte de multiplicação e disseminação do fungo. Como medida preventiva, pulverizar oxicloreto de cobre, numa dose de 20 gramas diluído em 10 litros de água. Molhar bem as folhas e frutos e repetir até seis vezes durante o ciclo de produção, em intervalos de 10 dias.

Relembra-se a todos os agricultores que, devido ao novo Coronavírus SARS-CoV2, devem adotar-se os cuidados acrescidos de segurança na execução de todas as tarefas, na exploração agrícola (Ver DICAs n.º 374/2020 – ‘Medidas de higiene especiais a observar nos trabalhos agrícolas’).

Miguel Teixeira
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura/DSDA
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.