1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos semana52 (LEGENDA)

Segundo os apuramentos meteorológicos para o período compreendido entre 17 e 23 de março (ver quadro), verificamos algumas alterações nas condições climáticas, com o regresso de precipitação a níveis condizentes com a época do ano e valores das temperaturas médias também diferentes relativamente à semana anterior, ou seja, a baixar consideravelmente.

Com estas condições do estado do tempo, podemos reduzir a frequência das regas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP) que indicam claramente esta tendência.

Não se prevê alterações meterológicas para a próxima semana (até 2 de abril), ou seja, teremos na costa sul, alguma nebulosidade com aguaceiros esporádicos e na costa norte, muita nebulosidade acompanhada de precipitação.

Pequenos Frutos Vermelhos (Amora, Cereja, Framboesa, Groselha, Mirtilo, Morango)

Drosófila de Asa Manchada (Drosophila suzukii)

cerejaA partir do momento em que há nos pomares frutos (cerejas, framboesas, mirtilos…) em início de maturação, a drosófila manifesta preferência pelos frutos e não procura as armadilhas. Por isso, a colocação das armadilhas apenas na época de maturação-colheita ou até um pouco antes tem reduzida ou nula eficácia.

 

previsoes meteorologicas semana52 (NOTA)

Assim, recomenda-se a manutenção das armadilhas no terreno, numa densidade de 8 a 10 por 1000m2, distribuídas sobretudo na periferia dos pomares, de forma a capturar o maior número possível de drosófilas e a chegar à colheita com as populações da praga em níveis baixos.

Têm surgido dúvidas relativamente às armadilhas a utilizar na captura massiva de drosófila de-asa-manchada. Têm-se mostrado muito eficazes armadilhas:

- feitas de garrafas reutilizadas de plástico, de 1,5 litros de capacidade;

- pintadas de vermelho e/ou amarelo vivo ou pelo menos com uma banda de 5 cm de largura destas cores;

- com 10 a 20 furos de 2 mm de diâmetro situados na metade inferior da armadilha;

- com 1 a 2 dl de isco constituído por 2/3 de vinho + 1/3 de vinagre de fruta (ou 1/3 de vinho + 1/3 de vinagre + 1/3 de água) + 10 gramas de açúcar e 2 gotas de detergente inodoro /1,5 litros de isco.

Há no mercado armadilhas e iscos de fabrico industrial, que os produtores poderão utilizar.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260