1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos semana52 (LEGENDA)

Segundo os apuramentos meteorológicos, do período compreendido entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro (ver quadro), com algumas alterações, relativamente à semana anterior, ou seja, ausência de nebulosidade, com os valores das temperaturas médias a subirem consideravelmente.

Com estas condições do estado do tempo, volta a haver necessidade de efetuar as regas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP) que indicam claramente a necessidade de efetuar as regas.

Algumas alterações nas previsões climáticas para a próxima semana (até 13 de fevereiro), ou seja, na costa sul, alguma nebulosidade sem precipitação, e na costa norte, presença de muita nebulosidade e precipitação esporádica. Os produtores de pequenos frutos vermelhos, nomeadamente os produtores de cereja poderão nesta altura do ano preocupar-se em agir preventivamente, no combate à mosca dos pequenos frutos vermelhos.

Pequenos Frutos (Cerejas, mirtilos, framboesas, amoras, morangos)

cerejas

Drosófila-da-Asa-Manchada

drosofila asa manchada Drosophila suzukii (Matsumura, 1931), (Diptera, Drosophilidae) trata-se da única espécie de drosófila (vulgarmente conhecida como mosca do vinagre) capaz de causar danos em frutos sãos. Tem elevada capacidade dispersiva e provoca danos consideráveis em diversos frutos.

Hospedeiros

D. suzukii infesta uma grande diversidade de frutos, sobretudo os de pequena dimensão. Existem registos de danos significativos em morangos, mirtilos, amoras, framboesas, cerejas, ameixas, pêssegos e damascos.

Também pode ocorrer em uvas, figos, dióspiros e kiwis.

 

previsoes meteorologicas semana52 (NOTA)

Medidas Culturais Preventivas

Para procurar reduzir de forma continuada as populações e o risco de ataque no próximo verão, deve tomar as seguintes medidas:

• Durante o inverno, mantenha as armadilhas de captura massiva na cultura (o ciclo de vida desta mosca não é interrompido), renovando o líquido atrativo de mês a mês;

drosofila asa manchada armadilha • as armadilhas (garrafas) de cor vermelho-vivo são mais atrativas para esta mosca (D. suzukii);

• os furinhos (na garrafa) para entrada das moscas devem ter apenas 2 a 5 mm de diâmetro, para impedir a entrada de insetos de maiores dimensões e a destruição desnecessária de polinizadores e outros insetos auxiliares;

• Atrativo: 1 colher de sopa de fermento de padeiro -bicarbonato de sódio, 4 colheres de açúcar diluídos em 500 ml de água ou vinagre de sidra. Deve-se encher apenas 1/3 da garrafa;

• A poda de inverno deve facilitar a circulação do ar no interior da cultura e de cada planta;

• Mantenha a erva sempre cortada, para diminuir a concentração de humidade que atrai a drosófila;

No Modo de Produção Biológico, também são autorizados e recomendados os métodos preventivos e de luta biotécnica atrás referidos, no combate a Drosophila suzukii.

Sabedoria popular

Por São Matias, começam as enxertias;

• Quando não chove em fevereiro, nem bom prado nem bom celeiro.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.