1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos 24a30 setembro (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

De acordo com os apuramentos meteorológicos de 10 e 16 de dezembro (ver quadro), registaram-se algumas alterações relativamente à semana anterior, com muita nebulosidade acompanhada de uma precipitação já considerável e com os valores de temperaturas a baixarem para o normal desta época.

As regas podem, e devem, ser suspensas nas culturas de ar livre. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indicam claramente não haver necessidade de regar. Logo que as condições climáticas o permitirem, deve fazer um tratamento de inverno nos seus pomares com calda bordalesa.

Para a próxima semana, até 28 de dezembro, prevê-se que as condições climáticas se mantenham inalteradas, ou seja, na costa sul continuará a haver alguma nebulosidade com precipitação mais frequente e, na costa norte, por sua vez, muita nebulosidade, mas com pouca precipitação.

O morangueiro

morangueiro 1 O morango é dos frutos mais apetecidos no início do verão e não apenas em Portugal, este irresistível fruto, mas frágil, perecível e delicado, está no topo dos frutos mais consumidos em todo o mundo.

Existem dois tipos de morangueiros. Os não remontantes (dias curtos) e os remontantes (dias longos) e cada um com datas diferentes de plantação.

Os morangueiros precisam de frio e horas de luz para produzirem em quantidade e qualidade, por isso, a data de plantação é extremamente importante para se obter um bom rendimento.

Numa zona fria durante o Inverno não haverá problema em plantar ainda antes dessa estação, embora os morangueiros gostem de frio, mas não do gelo, pelo que devem ser protegidos sempre que exista previsão de geada. Numa região mais amena, podem ser plantados no início da Primavera, desde que as plantas tenham vindo do frio (provavelmente de câmaras frigoríficas) ou, então, dever-se-á selecionar variedades menos exigentes em frio, como é o caso da Camarosa.

Não remontantes

São conhecidas também como as variedades de dia curto e produzem só uma vez no ano, normalmente durante a Primavera (até fins de junho) e são mais produtivas. As variedades Camarosa e Chandler talvez sejam as mais conhecidas. Estas variedades precisam de dias curtos e de frio para induzir o aparecimento das flores e frutos, assim, não se deve plantar (estolhos) depois de 20 de outubro, para garantir que não só iniciem o seu desenvolvimento antes da chegada do frio como tambémgarantir a indução floral por altura dos dias curtos.

Remontantes

São os morangueiros de dias longos, pois precisam deles para induzir o aparecimento de flores e frutos e, como tal, têm a capacidade de produzir durante todo o verão e parte do outono. As variedades Portolas, Albion e Diamante são as variedades mais conhecidas no nosso País e podem ser plantadas em três alturas distintas do ano, nomeadamente até 15 de novembro, em março e a terceira em junho/princípios de julho.

Se se plantar em novembro, dever-se-á renovar o morangueiro em junho/julho e a coroa (zona da saída da planta da terra) deve ser cortada, de modo a voltar a crescer e a produzir.

 

previsoes meteorologicas 02a10 outubro (NOTA)

Plantação

A plantação dos morangueiros varia consoante a região e o local onde é feita, contudo, é possível plantar morangueiros de outubro até janeiro. Pode optar por plantar os seus morangueiros em camalhões ou, se quiser, em vasos ou floreiras.

Se optar por plantar em camalhões, estes devem ter uma altura superior a 25 cm. A sua forma arredondada serve para evitar a acumulação de água. A largura deve estar compreendida entre 60 a 70 cm, de modo a incluir duas filas de plantas num único camalhão.

Não plante demasiado fundo, porque a planta terá dificuldade em originar novas folhas, nem demasiado à superfície, porque, dessa forma, a planta terá dificuldade em emitir raízes.

Quanto ao compasso de plantação, deve ser de 30x30cm entre as plantas.

Época de plantação

a) Produção de plantas em viveiro: setembro a novembro;

b) Produção de frutos: depende do clima da região de cultivo, variando do início de fevereiro ao final de abril.

O plantio escalonado (até junho) permite estender a colheita de frutos de melhor qualidade, obtidos das primeiras florações.

Espaçamento e plantinhas necessárias

a) Produção de plantinhas: entre 1,5 a 3,5 m2 por matriz, obtendo-se de 75 a 150 plantinhas por metro quadrado para a maioria dos cultivares;

b) Produção de frutos: 30x30 a 35 cm, sendo as plantas dispostas em quadrado ou quincôncio, em canteiros com duas a quatro fileiras, em função do porte do cultivar e da humidade do ar no local. São utilizadas de 65 a 80 mil plantas por hectare, de acordo com o espaçamento e a área entre camalhões.

Porquê armar o solo em camalhões? Cobrir o solo ou não?

morangueiro 3 Uma das especificidades desta cultura é o facto de ser sensível ao encharcamento, razão pela qual o morangueiro deve ser plantado em cama elevada (camalhão).

Cobrir o solo é essencial, não só para que o fruto não entre em contacto com a terra, não perdendo valor comercial, como também para aumentar a precocidade da colheita, induzida pelo aumento da temperatura do solo e ainda para evitar a emergência de infestantes.

Limpeza

Ao longo do seu desenvolvimento, o morangueiro exige uma limpeza ao nível das folhas antes da sua floração, a qual promove o seu correto desenvolvimento.

Retire as folhas velhas para permitir às plantas um eficiente arejamento, reduzindo assim o risco de aparecimento de doenças e incentivando o crescimento de folhas novas.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260