1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos 24a30 setembro (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos do período compreendido entre 26 de novembro a 2 de dezembro (ver quadro), continuamos com alguma nebulosidade, com valores de temperaturas acima do normal para a época, assim como níveis baixos de precipitação, excetuando costa norte, onde os níveis de precipitação foram consideráveis. As condições climáticas continuam boas para a realização das tarefas agrícolas mais importantes inerentes à boa gestão da unidade de exploração, como por exemplo, cavas, fertilizações, calagens, sementeiras, mondas, pulverizações, colheita, etc.

As regas devem ser mantidas em particular na costa sul. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP) que indiciam claramente a necessidade de continuar com as regas. As regas a serem realizadas, deverão ser, apenas e só, de acordo com as necessidades hídricas das culturas.

As previsões para a próxima semana, até 12 de dezembro, relativo às condições climáticas, são de que, não irão acontecer grandes alterações, ou seja, na costa sul continuará a haver alguma nebulosidade e aguaceiros raros. Na costa norte, presença de muita nebulosidade com alguma precipitação.

Tratamento de Inverno em fruteiras de folha caduca

tratamento inverno 1 Os tratamentos de inverno têm como objetivo reduzir o inóculo de algumas doenças e pragas presentes nas culturas, (micro-organismos que permanecem no pomar de um ano para o outro e constituem uma fonte de inóculo para o próximo ciclo produtivo, as estruturas vivas destes micro-organismos permanecem nas plantas, entranhadas nas rachaduras, trincas do tronco e da casca, em frutos e folhas velhas, mumificados ou caídos, remanescentes do ano anterior) contribuindo para diminuir o nº de tratamentos fitossanitários durante o ciclo vegetativo. Geralmente o recomendado são três tratamentos no outono-inverno, no entanto, no caso de apenas ser possível fazer um único tratamento, este deve ser efetuado entre 30 a 15 dias antes da rebentação (abrolhamento).

Estes tratamentos são realizados essencialmente com produtos à base de cobre para prevenir as doenças e óleos de verão para combater as formas hibernantes de insetos e ácaros. As substâncias ativas que estão homologadas para as principais culturas de folha caduca na Madeira estão no quadro abaixo.

Normalmente, durante o inverno, as fruteiras de clima temperado entram em repouso vegetativo. Neste período, ocorre queda total das folhas e toda a estrutura das plantas fica bem exposta, sendo o momento ideal para se realizarem as podas. Esse é também o momento de tomar as primeiras medidas de controlo das doenças que denominamos tratamento de inverno.

 

previsoes meteorologicas 02a10 outubro (NOTA)

tratamento inverno 2 Ao realizar o tratamento de inverno, deve ter em consideração o seguinte:

- Os produtos utilizados nos tratamentos de inverno atuam por contacto, pelo que deve molhar bem todas as partes da árvore sem esquecer os ramos mais altos;

- Estes tratamentos só devem ser realizados em períodos em que não se preveja a ocorrência de precipitação nas 48 horas seguintes à aplicação;

- Os tratamentos de inverno devem ser efetuados após a poda, pois assim, são mais eficazes. Durante a queda das folhas, depois das últimas colheitas, pode ser aplicada nos pomares uma calda à base de ureia, como forma de reduzir o inoculo de pedrado nos pomares. A calda deve ser aplicada sobre as árvores e sobre as folhas já caídas. A ureia apressa a decomposição das folhas, destruindo o suporte para o fungo causador do pedrado passar o Inverno.

tabela pf tratamentos inverno
Figura 1 - Substâncias ativas homologadas para as principais culturas de folha caduca na RAM

Estes tratamentos de inverno deverão ser realizados tendo o perfeito conhecimento das previsões meteorológicas para a semana em questão.

A mistura ente óleos de verão e caldas bordalesas são compatíveis. As concentrações irão variar de cultura para cultura. Se a ideia é apenas aplicar após as podas (nas feridas daí resultantes forem consideráveis) deverá usar a calda bordalesa semi-pastosa. Se optar por misturar a calda bordalesa com óleo de verão, aproveita pata combater em simultâneo as formas hibernantes das cochonilhas da campanha anterior. (Se for o caso).

Recomenda-se ler sempre o rótulo para verificar se os Produtos Fitofarmacêuticos estão homologados e quais as quantidades a aplicar para cada cultura, utilizando apenas as concentrações recomendadas.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.