1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos 24a30 setembro (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Da análise dos apuramentos meteorológicos de 29 de outubro a 4 de novembro (ver quadro), constata-se que manteve-se a nebulosidade, com valores de temperaturas acima do normal para a época, assim como níveis baixos de precipitação, pelo que as regas devem ser mantidas, mas apenas e só de acordo com as necessidades das culturas.

As previsões para a próxima semana (até 14 de novembro) apontam para  alguma nebulosidade na costa sul, mas sem sinais de chuva. Já para a costa norte está prevista muita nebulosidade e alguma precipitação.

Nos locais em que os valores registados da precipitação (P) sejam superiores aos da evapotranspiração potencial (ETP) (ver quadro) a frequência das regas poderá ser reduzida, como já referido anteriormente.

Maracujazeiro (Passiflora edulis L.)

maracujazeiro Os produtores de maracujá devem fazer a monitorização constante da cultura, por forma a detetar precocemente sinais e/ou sintomas de pragas e doenças, que eventualmente possam surgir.

Passiflora é um género botânico de cerca de 500 espécies de plantas, pertencente à família Passifloraceae. São, na sua maioria, trepadeiras, algumas são arbustos e ainda outras (poucas) espécies são herbáceas. São mais conhecidas pelo seu fruto, o maracujá.

antracnose folhas maracujazeiro
Antracnose em folhas de maracujazeiro 
antracnose frutos maracujazeiro  
Antracnose em frutos de maracujazeiro
podridao e necrose do colo
Plantas com sintomas da podridão do colo (A)
e necrose do colo (B), causadas por Fusarium solani 

Nesta época do ano é conveniente realizar tratamentos preventivos para combater alguns fungos, nomeadamente a antracnose.

Para tal, deve utilizar sulfato de cobre (calda bordalesa) ou  ainda um produto fitossanitário designado comercialmente por Ortiva (s.a. azoxistrobina), que previne em simultâneo a septoriose (mal das folhas – lesões necróticas no limbo foliar).

Por sua vez, ao se aplicar calda bordalesa para combater a antracnose, também se previne o aparecimento de outras doenças, tais como:

• tombamento ou “damping off” (causado pelos fungos Rhyzoctonia, Fusarium e Phytophthora);

• verrugose ou cladosporiose (causada pelo fungo Cladosporium herbarum);

• alternariose (causado por fungos do género Alternaria).

 

previsoes meteorologicas 02a10 outubro (NOTA)

verrugose frutos maracujazeiro
Frutos com sintomas de verrugose
alternariose frutos e folhas maracujazeiro
Frutos e folhas com sintomas de alternariose
acaros folhas maracujazeiro  
Ácaros rajados em folhas de maracujazeiro

Na presença de ácaros (Tetranychus urticae), deve aplicar Thiovit Jet (enxofre), 2,5 Kg/ha; Vol. Calda: 1.000 L/ha; Máximo: 4 aplicações/ano (10-14 dias de intervalo) com 1 dia de intervalo de segurança.





Sabedoria popular:

• Cava fundo em novembro para plantares em janeiro;

• No dia de São Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho;

• Pelo São Martinho, semeia o teu cebolinho;

• Se queres pasmar teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo São Martinho.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.