1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 10 a 16 de setembro (ver quadro), continuaram a não haver grandes alterações nas condições do estado do tempo, ou seja, continuação de temperaturas amenas, alguma nebulosidade e ausência de precipitação. Condições ótimas para a realização de todas as tarefas inerentes às boas práticas agrícolas.

Estas condições do estado do tempo obrigam por outro lado, uma atenção redobrada à frequência das regas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que apontam para esta situação. Nesta época do ano, deveremos ser mais rigorosos no uso da água de rega, só a devemos usá-la, de acordo com as necessidades hídricas das culturas. É imperioso um uso racional de água.

As previsões do estado do tempo para os próximos dias (até 26 de setembro) mantêm-se sem grandes alterações relativamente à semana anterior, mas com um pouco mais de nebulosidade para a costa sul, e com possibilidade de alguma chuva apenas nas costas viradas a norte.

Feijão

Podridões

feijoeiro fungos
 Escleródios de Sclerotinia sclerotiorum com a formação de apotécios (esquerda) e sintomas do mofo branco em feijoeiro (direita)

Em final de campanha de produção de feijão, é importante ter atenção aos focos de podrridão cinzenta, que podem ocorrer com tempo húmido e quente. Esta planta é bastante afetada por este fungo e por outros fungos com ação similar (exemplo Sclerotinia sclerotiorum) que danificam o caule.

As vagens apodrecem e há evidentes quebras de produção. Estes fungos deixam no solo estruturas de resistência, que germinam e afectam, em condições propícias de clima, novas culturas que se venham a instalar na parcela. É importante retirar todos os resíduos da cultura afetada para que não fiquem no solo estas estruturas de resistência.

Para além de tratamentos fitossanitários que se devem realizar logo que surgem novos focos, o produtor deve escolher para a produção de feijão parcelas de terreno com boa circulação do ar, solarengas e evitar usar compassos de plantação muito apertados.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Cerejeira

Piolho Negro

cerejeira piolho negro
 Sintomas de piolho negro na cerejeira

Ter atenção ao piolho negro da cerejeira (Myzus cerasi) que se alimenta da seiva das folhas de cerejeira, enrolando-as. Protegido por formigas, que limpam as excreções açucaradas e matam os auxiliares, proliferam e estabelecem, em clima quente e seco, colónias em praticamente todos os ramos foleares desta árvore. Diversos produtos fitofármacos estão homologados para este problema fitossanitário, a saber:

Tratamentos homologados na agricultura convencional

- EPIK SL (solução Concentrada (SL) com 50 g/L ou 4,67 % (p/p) de acetamiprida);

- CLOSER (Suspensão concentrada (SC) contendo 120g/L ou 11,3% (p/p) de sulfoxaflor);

- CALYPSO (Suspensão concentrada (SC) com 480 g/L ou 40,4% (p/p) de tiaclopride);

Tratamento homologado na agricultura biológica

- FORTUNE ASA (produto à base de azadiractina). Ler o rótulo que indica as doses de aplicação do produto. Atendendo à fraca precipitação ocorrida nos últimos meses é importante regar o pomar.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260