1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 27 de agosto a 2 de setembro (ver quadro), continuaram a não haver grandes alterações nas condições do estado do tempo, ou seja, continuação de temperaturas amenas, alguma nebulosidade e ausência de precipitação. Condições ótimas para a realização de todas as tarefas inerentes às boas práticas agrícolas.

Estas condições do estado do tempo, obrigam por outro lado, uma atenção redobrada à frequência das regas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que apontam para esta situação. Nesta época do ano, deveremos ser mais rigorosos no uso da água de rega, só a devemos usá-la, de acordo com as necessidades hídricas das culturas. É imperioso um uso racional de água.

As previsões do estado do tempo para os próximos dias (até 12 de setembro) mantêm-se, indicam poucas alterações relativamente à semana anterior, mas com um pouco mais de nebulosidade para a costa sul, e com possibilidade de aguaceiros (raros) apenas nas costas viradas a norte.

Traça da batateira

batatateira sintomas traca Dando continuidade à edição anterior do DICA, reforçamos mais alguns cuidados a ter para prevenir a traça da batateira.

Devem ser tomadas no campo as seguintes medidas preventivas, de forma a dificultar ou impedir o ataque da traça (Pthorimaea operculella) aos tubérculos.

• Manter o terreno e as imediações livres de restos de cultura e de ervas infestantes;

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

batatateira traca adulto

• Proceder à amontoa o mais cedo possível, chegando a terra para junto do pé das plantas, de modo a impedir as larvas de entrarem através de fendas no solo e as borboletas de porem os ovos nas batatas a descoberto;

• Mesmo com uma amontoa bem feita, a terra pode abrir fendas. Nesse caso, uma rega, mantendo a terra húmida e as batatas cobertas, dificulta a postura dos ovos e a progressão das larvas;

• Não manter os tubérculos na terra por tempo desnecessário. Logo que as batatas estejam prontas, devem ser colhidas;

• As batatas colhidas devem ser de imediato retiradas do campo e armazenadas - nunca deixar as batatas no campo de um dia para o outro e nunca as cobrir com a rama das batateiras;

• Armazene imediatamente após a colheita, escolha um local fresco, arejado e escuro;

• Aplique PODRINA (pó polvilhável com 0,1% de deltametrina – 750g/ton batata) de forma homogénea em cada camada de batata, utilizando um polvilhador de fole para que a corrente de ar gerada permita essa distribuição homogénea. Finalmente coloque uma cobertura permeável sobre a batata tratada (papel ou cartão).

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260