1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 20 a 26 de agosto (ver quadro), continuaram a não haver grandes alterações nas condições do estado do tempo, ou seja, continuação de temperaturas amenas, alguma nebulosidade e ausência de precipitação. Condições ótimas para a realização de todas as tarefas inerentes às boas práticas agrícolas.

Estas condições do estado do tempo, obrigam por outro lado, uma atenção redobrada à frequência das regas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que apontam para esta situação. Nesta época do ano, deveremos ser mais rigorosos no uso da água de rega, só a devemos usá-la, de acordo com as necessidades hídricas das culturas. É imperioso um uso racional de água.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 05 de setembro) mantem-se, indica poucas alterações relativamente à semana anterior, ou seja, dias de céu limpo apenas para a costa sul, alternando com alguma nebulosidade e com possibilidade de aguaceiros (raros) apenas nas costas viradas a norte.

horticolas Para as hortofrutícolas mais comuns nesta época (morango, tomate, alface, pepino, abobrinha, feijão, milho, etc.) há condições favoráveis ao aparecimento e proliferação de pragas como aranhiços, trips e afídios. Os agricultores deverão monitorizar com frequência o aparecimento destas pragas e quando atingido o nível económico de ataque realizar os tratamentos, utilizando os produtos fitofarmacêuticos menos tóxicos e respeitando as condições de utilização referidas no rótulo. Deverão ter sempre em atenção o respeito pelo intervalo de segurança, como já referido atrás.

Após desenterrada, a batata deve secar, mas não pode permanecer muito tempo ao sol até ser recolhida e nunca as cobrir com a rama das batateiras. Armazene imediatamente após a colheita, escolha um local fresco, arejado e escuro. Aplique PODRINA (pó polvilhável com 0,1% de deltametrina – 750 g/ton batata) de forma homogénea em cada camada de batata, utilizando um polvilhador de fole para que a corrente de ar gerada permita essa distribuição homogénea. Finalmente coloque uma cobertura permeável sobre a batata tratada (papel ou cartão).

Existem algumas operações culturais próprias desta época (pico do verão) que podem aqui ser recordadas.

Continuar ou começar quem ainda não o fez, a preparação das terras para as sementeiras e plantações de outono-inverno, incorporando estrumes.

vinha desfolha
A desfolha na vinha

Desfolhar com cuidado se a maturação das uvas estiver atrasada. Marcar, antes da colheita, as melhores cepas para o fornecimento dos garfos para as enxertias.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

A monda das bananeiras

A eliminação das infestantes evita a concorrência entre as plantas. Algumas infestantes são hospedeiras de pragas e de doenças que podem provocar prejuízos económicos na cultura.

A presença de infestantes diminui o vigor das plantas, dificulta os tratamentos fitossanitários e a aplicação de fertilizantes.

Limpeza das folhas velhas

bananeira remocao folhas secas
 Folhas secas por remover

É importante eliminar as folhas velhas que já não têm atividade fotossintética e que podem danificar o fruto com o atrito provocado pelo vento. A limpeza das folhas velhas favorece o arejamento e a entrada de luz na plantação;

Na sucessão das culturas hortícolas (rotação), técnica cultural muito utilizada na Região, é de todo conveniente alternar com uma leguminosa, para que haja um equilíbrio de azoto no solo, retardando ao máximo o esgotamento do solo neste nutriente.

O cultivo de um só tipo de cultura (monocultura) por longo período, leva ao esgotamento de nutrientes no solo.

Na rotação, utiliza-se mais de um tipo de cultura, que se vão revezando a cada colheita, evitando a perda de nutrientes.

Recomenda-se a limpeza das matas e evitar acumulação de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem), a fim de se evitarem eventuais incêndios.

Sabedoria popular

• Cava e esterca de agosto ao lavrador alegra o rosto.

• Quem em agosto ara, riqueza prepara.

• Quem não debulha em agosto, debulha com mau rosto.

• Os nabos querem o luar de agosto.

• Quem malha em agosto, malha com gosto.

• Em agosto dá o sol pelo rosto.

• Em agosto deve o milho ferver no carolo.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260