1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos 13 a 19 agosto (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

De acordo com os apuramentos meteorológicos de 13 a 19 de agosto (ver quadro), as condições do estado do tempo mantiveram-se sem grandes alterações, ou seja, temperaturas amenas, alguma nebulosidade e ausência de precipitação, condições ótimas para a realização de todas as tarefas inerentes às boas práticas agrícolas.

No entanto, estas condições do estado do tempo obrigam a uma atenção redobrada à frequência das regas, sendo necessário regar, de acordo com as necessidades hídricas das culturas e sendo imperioso um uso racional de água.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias, até 29 de agosto, indica poucas alterações relativamente à semana anterior: dias de céu limpo apenas para a costa sul, alternando com alguma nebulosidade, e possibilidade de aguaceiros (raros) apenas nas costas viradas a norte.

Pomoideas e prunoideas

aranhico vermelho  
Aranhiço vermelho 
cochonilha  
Cochonilha algodão

Face às elevadas temperaturas registadas, recomendamos uma vigilância aos pomares para uma prospeção ao aranhiço vermelho.

Observe 100 folhas do terço médio do ramo (2 folhas x 50 plantas) e, se registar 50 a 75% de folhas ocupadas com formas móveis deste ácaro, deve realizar um tratamento com um acaricida homologado.

Anoneiras

Monitorize as anoneiras, na tentativa de detetar a presença da cochonilha algodão e, caso se verifique a sua presença, poderá aplicar o Imidan 50 WP (fosmete), numa concentração de 60g/hl.

 

previsoes meteorologicas 20 a 29 agosto (NOTA)

Abacateiro

percevejo  
Percevejo do abacateiro – Pseudacysta perseae
aranhico branco
Aranhiço branco ou cristalino do abacateiro
– Oligonychus perseae

É conveniente nesta altura do ano estar atento também à atividade do percevejo do abacateiro – Pseudacysta perseae – para, aos primeiros sinais da sua presença, se atuar de imediato com a aplicação de Confidor O-TeQ (imidaclopride), numa concentração de 50ml/hl.

Neste momento, as condições climáticas e fenológicas do abacateiro são favoráveis ao ataque do aranhiço branco ou cristalino do abacateiro – Oligonychus perseae – nas folhas. O ataque provoca a queda prematura das folhas, comprometendo a futura produção e expondo, tanto os frutos como os ramos, a queimaduras pelo sol. Assim, recomenda-se pulverizar os mesmos, molhando toda a copa, preferencialmente as páginas inferiores das folhas, devendo utilizar para tal:
- Vertimec 018 EC, numa concentração de 150ml/hl, no máximo de 2 aplicações: 1.º tratamento - ao aparecimento dos primeiros sintomas; 2.º tratamento - três semanas depois. 14 dias será o intervalo de segurança (período que deverá decorrer obrigatoriamente entre a aplicação e a colheita).

Observação: dever-se-á regar as plantas um dia antes da aplicação do produto.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260