1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 2 a 8 de julho (ver quadro), não se verificaram grandes alterações nas condições do estado do tempo, ou seja, continuação de tempo quente, alguma nebulosidade e com precipitação quase nula.

Estas condições do estado do tempo obrigam, a uma atenção redobrada à frequência das regas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que refletem esta situação. Há uma necessidade de regar, mas só o devemos fazer de acordo com as necessidades hídricas das culturas. É imperioso um uso racional de água. A poupança é uma palavra de ordem.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 18 de julho), aponta poucas alterações relativamente à semana anterior, ou seja, alguma nebulosidade em toda a região, com possibilidade de aguaceiros apenas nas costas viradas a norte.

Flavescência Dourada da Vinha (FLV)

flavescencia dourada sintomas A Flavescência Dourada (FD) está considerada como uma das doenças cloróticas mais graves da vinha. Por consequência desde 1993 esta doença faz parte da lista de organismos de quarentena na União Europeia.

flavescencia dourada Scaphoideus titanus
 Scaphoideus titanus Ball

A Flavescência Dourada da vinha é provocada por um fitoplasma (grupo de bactérias da classe Mollicutes, desprovidas de parede celular), sendo este organismo disseminado pelo cicadelídeo vetor - Scaphoideus titanus Ball, designado por Cigarrinha da Flavescência Dourada.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Lembramos que na RAM as zonas de risco onde já foi detetado este vetor, são as seguintes:

• Porto Moniz: Ribeira da Janela e Seixal;

• Santana: Ilha e Santana;

• São Vicente: Ponta Delgada e São Vicente.

É fundamental fazer a monitorização, verificar se a cigarrinha da Flavescência Dourada está presente, utilizando armadilhas cromotrópicas amarelas. Deve ser feito um tratamento, desde que se observe a presença do inseto, mesmo que tenha, eventualmente, que se exceder o número de tratamentos recomendados.
A cigarrinha pode ser combatida recorrendo à aplicação de produtos fitofarmacêuticos homologados em Portugal (ver quadro abaixo), conforme as condições indicadas no rótulo.

flavescencia dourada tabela pf homologados

No Modo de Produção Biológico é autorizado o inseticida à base de azadiractina ALIGN para o combate à cigarrinha da FD.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.