1 1 1 1 1 Pontuação 3.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

CLIMATOLOGIA

Por motivos alheios à Direção Regional de Agricultura, não foi possível ter o resumo semanal dos apuramentos meteorológicos assim como as previsões para a semana seguinte, relativos à Região Autónoma da Madeira, dados estes que costumam ser coligidos, pelos serviços do IPMA (www.ipma.pt).

Segundo os apuramentos meteorológicos de 3 a 13 de junho (ver site www.ipma.pt), não se verificaram grandes alterações nas condições do estado do tempo, ou seja, há continuação de tempo quente, com precipitação abaixo do esperado, quase nula e pouca nebulosidade.

Deve pois continuar-se atentos à frequência das regas, uma vez que os níveis de precipitação estão baixos, como referido anteriormente. Existe a necessidade de regar, mas, apenas e só, de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Imperioso um uso racional de água (Alerta - poupança no máximo).

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 21 de junho), indica que não há alterações relativamente à semana anterior, ou seja, continuação de nebulosidade, com possibilidade de precipitação - eventuais aguaceiros, mais na costa norte do que no sul.

Souto

castanheiro souto castanheiro ramo

Continue atento ao seu souto (grupo de castanheiros) e se observar sintomas/sinais (bugalhos/galhas) da vespa das galhas do castanheiro, deverá retirá-las de imediato e destruí-las, através do fogo ou enterrando-as. Deverá também comunicar aos Serviços Regionais de Agricultura. NÃO DEIXE QUE ESTA PRAGA SE INSTALE NOS SEUS CASTANHEIROS E DESTRUA A PRODUÇÃO!

 

pomar mosca da fruta fruto atacado

Com as melhorias previsíveis das condições do estado do tempo, irá verificar-se um aumento na atividade da mosca da fruta (Ceratitis capitata), daí recomendarmos, dum modo geral, para todos os pomares vulneráveis à mesma, a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva), e proceder à substituição periódica (15 em 15 dias) do atrativo nas garrafas mosqueira como uma medida complementar e não de substituição aos produtos fitofarmacêuticos autorizados. Em média colocar uma armadilha, por cada três árvores.

Nos casos da ginjeira e cerejeira, aos primeiros sinais da presença da mosca (Drosophila suzukii), para além das referidas armadilhas poderá haver um controlo químico complementar. Existem 2 produtos homologados para a cerejeira (Karate Zeon e Epik SG) e um para a ginjeira (Epik SG).

O karate Zeon (substância ativa lambda cialotrina) usado na concentração de 12,5ml/hl, máximo duas aplicações com intervalo de 14 dias. O Epik SG (substância ativa acetamiprida), usar na concentração de 45g/hl, também máximo duas aplicações com intervalo de 14 dias.

Observação: estes dois produtos fitofarmacêuticos têm um Intervalo de segurança de 14 dias.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260