1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

De acordo com os apuramentos meteorológicos de 07 a 13 de maio (ver quadro), não se verificaram alterações nas condições do estado do tempo, ou seja, manteve-se o tempo primaveril, com precipitação abaixo do esperado, quase nula, e pouca nebulosidade.

Deverá ter atenção à frequência das regas, uma vez que os níveis de precipitação são baixos, como referido anteriormente, regando de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Uso racional de água (poupar o máximo).
A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 22 de maio), com poucas alterações relativamente à semana anterior, ou seja, pouca nebulosidade, temperaturas médias acima do normal para a época e ausência de precipitação.

mosca do mediterraneo Ceratitis capitata 
Mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata) 
garrafa mosqueira
Garrafa mosqueira

Com estas condições meteorológicas, devemos, desde já, estar atentos aos primeiros sinais das moscas da fruta.

Com estas condições do estado do tempo, verifica-se um aumento na atividade da mosca da fruta (Ceratitis capitata), daí recomendarmos, de um modo geral e para todos os pomares vulneráveis à mesma, a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva) e proceder à substituição periódica (15 em 15 dias) do atrativo nas garrafas mosqueira como uma medida complementar e não de substituição aos produtos fitofarmacêuticos autorizados.

Em média, colocar uma armadilha, por cada três árvores.



 

previsoes meteorologicas (NOTA)

mosca de asa manchada drosophila suzukii 
Mosca de asa manchada (Drosophila suzukii)
fruto com presenca mosca
Fruto com sinal claro da presença da mosca

Nos casos da ginjeira e cerejeira, aos primeiros sinais da presença da mosca (Drosophila suzukii), para além das referidas armadilhas poderá haver um controlo químico complementar.

Existem dois produtos homologados para a cerejeira (Karate Zeon e Epik SG) e um para a ginjeira (Epik SG).

O karate Zeon (lambda cialotrina) deve ser usado na concentração de 12,5ml/hl, máximo duas aplicações com intervalo de 14 dias.

O Epik SG (acetamiprida), por sua vez, deve ser usado na concentração de 45g/hl, também no máximo de duas aplicações, com intervalo de segurança de 14 dias.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.