1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 2 a 8 de abril (ver quadro), verificaram-se alterações nas condições do estado do tempo, ou seja, ligeira melhoria relativamente à semana anterior. Continuamos com muita nebulosidade, precipitação a níveis médios com tendência novamente para baixar e temperaturas médias amenas.

Atenção à frequência das regas, uma vez que os níveis de precipitação estão a baixar novamente. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP). Regar de acordo com as necessidades hídricas das culturas.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 18 de abril), com poucas alterações relativamente à semana anterior, ou seja, muita nebulosidade, temperaturas médias amenas e pouca precipitação.

Vinha

Míldio (Plasmopara viticola)

vinha mildio
 Sintomas de míldio (mancha de óleo) em folha nova

Para que ocorram as infeções primárias do míldio da videira, é necessário reunir três fatores essenciais:

- Pâmpanos com 10 cm ou mais como estado dominante na vinha;

- Ocorrência de, pelo menos, 10 mm de chuva, num só ou em dois dias seguidos;

- Temperaturas mínimas diárias iguais ou superiores a 10ºC.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

As vinhas com boa exposição solar (grande maioria) e/ou podadas cedo, já apresentam pâmpanos com mais de 10 cm e que podem eventualmente ser infetados pelo míldio.

Existe a iminência de haver a ocorrência de infeções primárias. Devido às chuvas dos últimos dias e a manutenção das temperaturas mínimas acima de 10ºC, há assim condições favoráveis ao desenvolvimento da doença.

Mas como a previsão meteorológica aponta para a manutenção de temperaturas mínimas acima dos 10ºC nos próximos dias, mas por outro lado pouca precipitação, recomenda-se aguardar, seguir atentamente o desenvolvimento da Vinha e as previsões meteorológicas e a sua evolução, antes de decidir qualquer tratamento anti-míldio.

Medidas preventivas

• Cortar a vegetação do revestimento do solo da vinha, para permitir uma melhor circulação do ar e evitar a manutenção de um ambiente húmido favorável ao míldio;

• Cortar ladrões e rebentos muito baixos e inúteis, que, sendo infetados primeiro, servem de “escada do míldio” para a vegetação situada mais acima;

• Evite a existência de poças de água no interior da vinha;

• Não mobilize o solo nesta altura, para reduzir os salpicos de chuva que venha a ocorrer e que transportam os esporos do míldio para as folhas e pâmpanos da videira. Pelo contrário, o revestimento do solo com vegetação rasteira, bem cortada, absorve o impacto da chuva e reduz ou anula os salpicos.

Para combate ao míldio da videira no Modo de Produção Biológico, são autorizados produtos à base de cobre.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260