1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos 26fev 04mar (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 26 de fevereiro a 4 de março (ver quadro), as condições do estado do tempo mantiveram-se na sua generalidade, ou seja, manteve-se o clima ameno, embora com alguma nebulosidade e precipitação fraca.

O inverno continua, assim, atípico, registando-se alguma precipitação apenas em locais com pouca expressão agrícola, inclusive com a costa Norte a registar níveis fracos de precipitação (1,9 litros/m2), pelo que é aconselhável dar uma atenção especial à frequência das regas, uma vez que os níveis de precipitação são baixos para a época.

A intensidade média do vento (ff) a não se fazer sentir, não interferindo com a realização das mais variadas operações culturais.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 14 de março) a não revelar alterações de maior, com aparecimento de alguma precipitação muito fraca na costa sul e maior incidência na costa norte.

A importância da água:

meteorologia 26fev 04mar foto1

 

previsoes meteorologicas 26fev 04mar (NOTA)

meteorologia 26fev 04mar foto2 A água desempenha papéis cruciais na vida da planta. Por cada grama de matéria orgânica feita pela planta, cerca de 500 gramas de água são absorvidas pelas raízes, transportada através do corpo da planta e perdida para a atmosfera.

Ela representa de 80 a 95% da massa dos tecidos em crescimento, sendo o principal constituinte do protoplasma. É neste ambiente aquoso que as reações metabólicas ocorrem, com a água sendo reagente ou produto de muitas destas reações.

A alta capacidade da água de absorver calor (alto calor específico) contribui para que as plantas não sofram tanto com as flutuações de temperatura do ambiente.

É também o solvente em que os nutrientes minerais penetram nas raízes e são transportados através da planta e em que os fotoassimilados e outros compostos orgânicos são translocados.

A entrada de água na célula é responsável pela manutenção da turgescência e, portanto, pelo crescimento e, também, pela forma e estrutura dos tecidos que não possuem rigidez.

De todos os recursos que a planta necessita para o seu desenvolvimento, a água é o mais abundante e, ao mesmo tempo, o mais limitante para a produtividade agrícola, o que torna de grande importância a prática da irrigação nos locais e épocas em que não ocorre precipitação.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.