1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 29 de janeiro a 4 de fevereiro (ver quadro), mantiveram-se dum modo geral as condições do estado do tempo, ou seja, clima ameno. Alguma nebulosidade, fraca precipitação e temperaturas a baixar gradualmente. Esta estação continua atípica, ou seja, apenas alguma precipitação em locais com pouca expressão agrícola, exceção feita ao concelho de Santana

Atenção à frequência das regas, uma vez que os níveis de precipitação são baixos para a época. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP). A intensidade média do vento (ff), a fazer-se sentir duma forma moderada, não interferindo, com a realização das mais variadas operações culturais.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 14 de fevereiro), sem alterações de maior, com precipitação muito fracas na costa norte.

Tratamentos de Inverno

tratamentos inverno 1 Está na altura de lembrar os senhores agricultores, que devem agendar para breve, os tratamentos de inverno que devem ser realizados nesta época do ano.

Os tratamentos de inverno têm como objetivo reduzir o inóculo de algumas doenças e pragas presentes nas culturas, contribuindo para diminuir o nº de tratamentos fitossanitários durante o ciclo vegetativo. Geralmente o recomendado são três tratamentos no outono-inverno, no entanto, no caso de apenas ser possível fazer um único tratamento, este deve ser efetuado entre 30 a 15 dias antes da rebentação (abrolhamento).

Estes tratamentos são realizados essencialmente com produtos à base de cobre para prevenir as doenças e óleos de verão para combater as formas hibernantes de insetos e ácaros.

Ao realizar o tratamento de inverno, deve ter em consideração o seguinte:

- Os produtos utilizados nos tratamentos de inverno atuam por contacto, pelo que deve molhar bem todas as partes da árvore sem esquecer os ramos mais altos;

- Estes tratamentos só devem ser realizados em períodos em que não se preveja a ocorrência de precipitação nas 48 horas seguintes à aplicação;

- Os tratamentos de inverno devem ser efetuados após a poda, pois assim, são mais eficazes.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

tratamentos inverno 2Durante a queda das folhas, depois da colheita das últimas variedades, pode ser aplicada nos pomares uma calda à base de ureia, como forma de reduzir o inóculo de pedrado nos pomares. A calda deve ser aplicada sobre as árvores e sobre as folhas já caídas no chão. A ureia apressa a decomposição das folhas, destruindo o suporte para o fungo causador do pedrado passar o Inverno.

Geralmente o recomendado são três tratamentos no outono-inverno, no entanto, no caso de apenas ser possível fazer um único tratamento, este deve ser efetuado entre 30 a 15 dias antes da rebentação (abrolhamento), como já referido.

Substâncias ativas homologadas para as principais culturas de folha caduca na RAM

tabela substancias ativas trat inverno

De acordo com as previsões meteorológicas (ver quadro), teremos boas condições climáticas nos próximos dias para efetuar estes tratamentos de inverno.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260