1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

De 4 a 10 de dezembro (ver quadro), verificou-se, de um modo geral, uma melhoria significativa das condições do estado do tempo, ainda que com alguma nebulosidade, mas ausência de precipitação em quase toda a Região. As temperaturas médias registadas foram elevadas para esta época.

Aconselha-se atenção à frequência das regas, uma vez que os níveis de precipitação foram baixos. A intensidade média do vento fez-se sentir de forma moderada, não interferindo ainda com a realização das mais variadas operações culturais.

Para os próximos dias (até 20 de dezembro), prevê-se a manutenção das condições do tempo, embora com mais nebulosidade, mas ainda sem precipitação. Os aguaceiros, a acontecer, apenas na costa norte da Região e raros.

Operações culturais da época

operacoes culturais 1 Deve iniciar e/ou continuar a mobilização dos solos para as sementeiras e plantações de outono/inverno, nomeadamente para as novas plantações de fruteiras e de vinhas em janeiro/fevereiro, procedendo à correção da reação do solo e à incorporação de composto.

É importante não esquecer que é necessário efetuar, desde já, as encomendas das fruteiras e dos bacelos.

Deverá ainda se aproveitar esta altura do ano para se proceder à calagem dos solos, mediante os resultados de análise laboratorial.

operacoes culturais 2
Armar canteiros para as sementeiras e plantações próprias da época

Na sucessão das culturas hortícolas (rotação), técnica cultural muito utilizada na Região, é de todo conveniente alternar com uma leguminosa, para que haja um equilíbrio azotado no solo.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

operacoes culturais 3
A seta vermelha exemplifica o corte correto (poda da roseira)

É também a altura para podar as roseiras e outros arbustos de jardim, bem como as árvores ornamentais, nomeadamente as de rebentação mais temporã. Depois de podadas, deve pulverizar as roseiras com calda bordalesa.

O ato de podar as roseiras é, sem dúvida, uma das tarefas de manutenção obrigatórias para que o seu jardim tenha sempre um aspeto florido e colorido.

Proceda à abertura de valas, regos ou outras obras consideradas vantajosas para evitar a estagnação da água das chuvas.

operacoes culturais 4 Conserve o jardim limpo, procedendo à apanha da folhagem caída e aproveitando-a, com outros restos de plantas, ervas, detritos vários e cinzas, para o fabrico de composto.

Para preservar e melhorar a fertilidade do solo, é preciso usar técnicas culturais que tenham efeito direto sobre as suas características, sendo para isso fundamental, nas nossas condições, aumentar o seu teor em matéria orgânica, fertilizar racionalmente as culturas e corrigir a acidez do solo, de acordo com análises laboratoriais, com já referido anteriormente e que podem ser obtidas gratuitamente no Laboratório Agrícola da Madeira, situado na Camacha.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento, deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA

Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 291 211 260