1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 20 a 26 de novembro (ver quadro), verificou-se, de um modo geral, uma ligeira melhoria das condições do estado do tempo, ainda que com alguma nebulosidade, acompanhada de precipitação fraca em algumas freguesias da Região, e com as temperaturas médias a baixar gradualmente.
Assim, deve reduzir a frequência das regas, dado o aumento verificado da precipitação. A intensidade média do vento fez-se sentir de uma forma moderada, não interferindo com a realização das mais variadas operações culturais.
A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 06 de dezembro) aponta para algumas melhorias, com a continuação de nebulosidade, mas sem aguaceiros.

sintomas PSA ramos kiwi sintomas PSA folhas kiwi
Sintomas evidentes de PSA nos ramos e folhas de kiwi
 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Actinídea (kiwi)
Bacteriose da Actinídea - PSA (Pseudomonas syringae pv. actinidae)

Cuidados na colheita para prevenir a dispersão da doença:

Antes da colheita, é necessário cortar e retirar as plantas mortas e os ramos infetados em plantas ainda vivas. Os restos vegetais (ramos e folhas) são os principais meios de disseminação da doença dentro do próprio pomar e de uns pomares para outros.

Os pomares atingidos pela doença devem ser tratados com uma calda à base de cobre a seguir à colheita e a meio da queda das folhas. O objetivo é desinfetar as feridas deixadas nas plantas pela colheita dos frutos e pela queda das primeiras folhas, pois é por estas pequenas lesões que a bactéria causadora da doença penetra nos tecidos da planta.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA

Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 291 211 260