1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 6 a 12 de novembro (ver quadro), verificou-se dum modo geral uma ligeira melhoria das condições do estado do tempo. Ainda alguma nebulosidade acompanhada de fraca precipitação em algumas freguesias da região. Temperaturas médias a baixar gradualmente.

A frequência das regas, como consequência do aumento verificado da precipitação, tendem obviamente a baixar. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP) que indiciam claramente essa possibilidade, (reduzir gradualmente as regas). A intensidade média do vento fez-se sentir duma forma moderada, não interferindo ainda com a realização de operações culturais.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 22 de novembro), aponta para uma melhoria do estado do tempo, ainda com dias de muita nebulosidade e precipitação, alternado com dias de reduzida nebulosidade. A norte da região precipitação frequente.

Manter a monitorização das suas culturas, nomeadamente o maracujazeiro.

Maracujazeiro (Passiflora L)

maracujazeiro Passiflora é um género botânico de cerca de 500 espécies de plantas, pertencente à família Passifloraceae. São, em sua maioria, trepadeiras; algumas são arbustos, e algumas (poucas) espécies são herbáceas e são mais conhecidas pelo seu fruto, o maracujá.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Nesta época do ano é conveniente realizar tratamentos preventivos para combater alguns fungos, nomeadamente, a antracnose, utilizando sulfato de cobre (calda bordalesa), ou ainda, utilizando um produto fitossanitário designado comercialmente por Ortiva (s.a.: azoxistrobina) que também previne a septoriose.

A aplicação de calda bordalesa no combate da antracnose também previne o aparecimento de outras doenças tais como:

• Tombamento ou "Damping off" (causado pelos fungos Rhyzoctonia, Fusarium e Phytophthora);

• Verrugose ou cladosporiose (causada pelo fungo Cladosporium herbarum);

• Alternariose (causado por fungos do género Alternaria);

Na presença de ácaros (Tetranychus urticae), aplicar Thiovit Jet (enxofre), 2,5 Kg p.c/ha; Vol. Calda: 1000L/ha; Máximo 4 aplicações/ano (10-14 dias de intervalo) com 1 dia de intervalo de segurança.

Sabedoria popular

Cava fundo em novembro para plantares em janeiro

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA

Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 291 211 260