1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 16 a 22 de outubro (ver quadro), verificou-se a continuação de muita nebulosidade acompanhada de precipitação considerável em algumas freguesias da região. Temperaturas médias a baixar consideravelmente. A frequência das regas, como consequência do aumento verificado da precipitação, tendem a baixar gradualmente. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP) que indiciam claramente essa possibilidade (reduzir gradualmente as regas). A intensidade média do vento fez-se sentir duma forma moderada, não interferindo ainda com a realização de operações culturais.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 1 de novembro) continuará sem grandes alterações, apontando para dias de muita nebulosidade, com precipitação considerável.

Manter a monitorização das suas culturas. Na eventualidade de um agravamento das condições meteorológicas, todas as operações culturais terão que ser reagendadas.

Tratamentos Fitossanitários

Na aquisição dos produtos fitofarmacêuticos deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos, assim como, quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, que é uma obrigação, registar no caderno de campo, as utilizações dos produtos fitofarmacêuticos. Respeite o Intervalo de Segurança (IS) que é o número de dias que decorre entre a aplicação e a colheita. Consulte sempre o rótulo do produto fitofarmacêutico.

Sempre que possível deverá alternar o uso dos produtos fitofarmacêuticos, por outros com a mesma finalidade, por forma a não permitir condições para o aparecimento de resistências.

Cuidados a ter na aplicação dos produtos fitofarmacêuticos uma vez que as condições do estado do tempo se alteraram com a chegada do outono

aplicador pf As condições do estado do tempo influenciam de forma importante a eficácia dos tratamentos fitossanitários, mas também a segurança do aplicador e do ambiente. Recomendamos que antes de qualquer aplicação de produtos fitofarmacêuticos, tenha em linha de conta:

• Velocidade do vento;

• Humidade;

• Temperatura;

• Precipitação.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Velocidade do vento

O vento em excesso diminui a qualidade de repartição das gotas de pulverização e consequentemente a capacidade de absorção pelas plantas assim como perdas do produto fitofarmacêutico na aplicação por arrastamento.

Recomendação: deverá escolher horas do dia em que a velocidade do vento é, de um modo geral, mais reduzida.

Humidade e temperatura

Temperaturas elevadas e humidade relativa baixa (<60%) favorecem a perda de eficácia dos produtos por evaporação das gotas mais finas. Deste modo se a humidade do ar for elevada, as gotas de pulverização atingem mais facilmente o seu alvo. Evitando a evaporação e posterior deposição em outros locais.

Recomendação: a aplicação de produtos fitofarmacêuticos não deve ser efetuada nas horas mais quentes do dia.

Precipitação

A ocorrência de precipitação significativa (> 10mm, ou seja, 10L/m2) após o tratamento é um dos principais fatores de transferência dos produtos fitofarmacêuticos para a água (risco de lexiviação – movimento através do solo - e arrastamento superficial).

Esta transferência reduz a eficácia dos produtos e pode contribuir para a contaminação das águas.

Recomendação: é fundamental conhecer a previsão do estado do tempo (neste caso concreto, os níveis de precipitação) antes de efetuar a aplicação dos produtos fitofarmacêuticos.

Se a chuva obrigar a uma nova aplicação, esta multiplicará o risco de contaminação do meio ambiente e representa um custo suplementar.

Nunca é demais lembrar que temos de avaliar bem o local onde iremos fazer os tratamentos fitossanitários. Evite aplicar produtos fitofarmacêuticos demasiado próximo de cursos de água, estes são pontos sensíveis à contaminação da água com produtos fitofarmacêuticos. Sendo as zonas agrícolas áreas em que os cursos de água ocorrem em grande número deveremos proceder com cuidado para não contribuirmos para uma contaminação mais alargada do ambiente.

Não devemos esquecer que estes pontos de água podem ser uma fonte de água potável (para o Homem e animais) e ainda que a água é um recurso limitado essencial à vida.

Nunca esquecer também, o uso apropriado do vestuário de proteção, designado por EPI (Equipamento de Proteção Individual) de forma a evitar qualquer situação de risco para a saúde do aplicador.

O aplicador de produtos fitofarmacêuticos tem que estar devidamente credenciado para o efeito.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA

Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.