1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

De acordo com os apuramentos meteorológicos de 24 a 30 de julho (ver quadro), verificou-se na maior parte dos dias da semana tempo ameno, alternando, raras vezes, com dias de maior calor (dias de céu limpo), mantendo-se, assim, a tendência das últimas semanas. A intensidade média do vento fez-se sentir de forma moderada, não interferindo com a realização das operações culturais, nomeadamente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos, devendo haver, contudo, a especial atenção de não as fazer nas horas mais quentes do dia. As regas são de grande importância neste período e devem efetuar-se pela manhã ou à tarde e de acordo com as necessidades hídricas das culturas.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 09 de agosto) aponta para dias de céu limpo, com tendência para que se instale, ainda que de forma tímida, as condições plenas dos dias de verão, ainda com dias de alguma nebulosidade.

É importante manter a monitorização das culturas, em particular aos primeiros sinais de pragas, para poder atuar atempadamente.

Com estas condições do estado do tempo em toda a região, irá verificar-se um aumento na atividade da mosca da fruta (Ceratitis capitata), daí se recomendar, de modo geral, a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva) em todos os pomares vulneráveis à mesma e proceder à substituição periódica (de 15 em 15 dias) do respetivo atrativo, como uma medida complementar à aplicação dos produtos fitofarmacêuticos autorizados. Em média, deve colocar uma armadilha por cada três árvores.

garrafa mosqueira
Garrafa mosqueira

A colocação de garrafas mosqueiras é uma medida preventiva que, embora não erradicando a praga, vai reduzir consideravelmente a sua população e permitir uma percentagem muito maior de fruta sadia.

A técnica consiste em fazer uns pequenos furos numa garrafa plástica de refrigerante, que devem ficar acima da solução escolhida. Para fazer os orifícios, pode usar um ferro aquecido, com um diâmetro inferior a 5 mm. A rolha também leva um furo, para permitir a passagem de um cordão com um nó, para se pendurar na árvore ou no local desejado. A mosca, ao entrar, vai tentar a fuga para cima, mas, como não há saída, vai para baixo para o líquido atrativo, onde sempre acaba por cair e por se afogar.

A colocação das garrafas deve ser efetuada após a floração, viradas para o sol e deve acrescentar sempre que necessário o líquido atrativo.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Tipos de líquidos atrativos para a mosca da fruta:

• Vinagre de vinho - misture uma parte de vinagre com três partes de água e acrescente uma colher de sopa de açúcar. Também pode utilizar esta mistura para atrair a mosca doméstica, já que se trata de uma combinação inodora, mas terá de ter o cuidado de fazer orifícios maiores, por ser uma mosca com maiores dimensões;
• Restos de sumos de fruta misturados, meio por meio, com água e uma colher de sopa de açúcar;
• Sumo da fruta da própria árvore misturada com açúcar.

As garrafas poderão servir para capturar outros tipos de moscas, como mosquitos, moscas, varejeiras, etc.

São também muito úteis nas instalações de animais como os coelhos, onde os mosquitos são os principais vetores das doenças.

As misturas com mau cheiro também servem para repelir coelhos e não são aconselhadas nos alojamentos dos animais.

Pode ainda utilizar as seguintes combinações:

• Restos de vinhos ou licores sem utilidade, utilizaando na proporção de meio por meio;
• Rabos de bacalhau: com a ajuda de uma tesoura, corte os rabos de bacalhau, introduza-os na garrafa e acrescente água até ao nível desejado. Resulta numa mistura com muito mau cheiro e funciona muito bem como repelente de coelhos na horta;
• Restos do amanhar do peixe também resultam muito bem, bastando cortá-los de maneira a passar pelo gargalo da garrafa e acrescentar água, uma opção igualmente com mau cheiro.
Relembra-se, nesta época de maior calor, a iminência dos incêndios, recomendando-se a limpeza das matas e também evitar o acumular de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem) na sua exploração agrícola, a fim de prevenir eventuais ignições.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDR
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telef.: 291 211 260