1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 10 a 16 de julho (ver quadro), manteve-se a tendência das últimas semanas, verificando-se na maior parte dos dias da semana tempo ameno, alternando, raras vezes, com dias de maior calor (dias de céu limpo). A intensidade média do vento a fazer-se sentir duma forma moderada, não interferindo com a realização de operações culturais, nomeadamente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos, tendo a especial atenção de não as fazer nas horas mais quentes do dia. As regas são de grande importância neste período, e devem efetuar-se à tarde e de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 26 de julho) mantém-se praticamente inalterada, ou seja, reserva-nos dias de alguma nebulosidade, alternando raramente com céu limpo.

Manter a monitorização das suas culturas.

Bananeira

Thrips  - Hercinothrips bicinctus

trips adulto
 Fig. 1 – Trips na fase adulta

Os tripes são insetos diminutos e apresentam coloração variável, sendo mais claros na fase jovens e mais escuro quando adultos. O formato da cabeça é quadrangular e os adultos apresentam dois pares de asas estreitas e com franjas, o que facilita a identificação desses insetos. Possuem aparelho bucal do tipo raspador.

Alguns tripes alimentam-se somente de outros insetos e ácaros, entretanto, a maioria é fitófaga, isto é, alimenta-se de plantas. Os tripes são encontrados dentro de folhas enroladas ou na superfície inferior destas ou nos frutos.

São pragas importantes de diversas culturas e quando presentes em grandes populações causam danos consideráveis às plantas. Plantas atacadas pelos tripes ficam com coloração prateada, as folhas ficam retorcidas e caem prematuramente. Além do dano direto que provocam pela alimentação os tripes também podem transmitir vírus para as plantas, o que causa, muitas vezes, sua morte.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

trips sinais na banana
 Fig.2 – Sinais de trips em banana

Os tripes adultos possuem poucos milímetros de diâmetro e asas estreitas com longas franjas em suas margens. A coloração é normalmente amarelada ou preta brilhante. As ninfas, fase jovem dos tripes assemelham-se muito aos adultos com o corpo bastante alongado, porém não apresentam asas. Quando perturbadas, muitas espécies de tripes podem curvar a ponta de seu abdome para cima.

O ciclo de vida dos tripes inclui o ovo, dois estágios de ninfa que se alimentam, um estágio de pré-pupa e pupa que não se alimentam e o adulto. Os ovos são muito grandes em relação ao tamanho da fêmea e são depositados dentro do tecido da planta.

Controlo cultural

Queimada ou enterrar plantas remanescentes de culturas anteriores, além da limpeza das áreas circundantes para minimizar plantas hospedeiras dos tripes.

Controlo biológico

Ácaros predadores e nematóides. Fungos entomopatogênicos também têm demonstrado eficiência no controle dos tripes.

Controlo químico

Solução de óleo mineral com sabão. Alguns Produtos fitofarmacêuticos são utilizados para o controle dos tripes, no entanto, deve-se atentar para populações resistentes da praga.

Concedida que foi (2017) a extensão de autorização de utilização em usos menores ao produto fitofarmacêutico Spintor (Spinosade)/Dow, para aplicação em bananeira no combate ao Thrips exilicomis e Hercinothrips bicinctus.

Tratar ao aparecimento da praga, pulverizar o cacho desenvolvido, no máximo 2 tratamentos separados por 14 dias, numa concentração de 0,02l/hl.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Tel..: 291 211 260