1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 1 a 7 de maio (ver quadro), ligeira melhoria das condições do estado do tempo, ou seja, ainda alguma precipitação mas a diminuir gradualmente. Atenção às regas, executá-las apenas de acordo com as necessidades hídricas das culturas. A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até ao dia 17 de maio), apresenta algumas alterações na costa sul, reserva-nos uma melhoria clara, em particular a partir do dia 13 de maio, a norte, o IPMA prevê uma continuidade das condições atmosféricas, além de muita nebulosidade, níveis de precipitação consideráveis.

Com estas condições meteorológicas (particularmente na costa sul – ver quadro), deve-se monitorizar os pomares em geral, para eventual deteção e de forma precoce dos primeiros sinais de pragas nomeadamente moscas da fruta, por forma a poder atuar atempadamente no seu controlo, quer preventiva quer curativamente.

Mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata)

mosca da fruta garrafa mosqueira mosca da fruta adulto
 Fig. n.º 1 – garrafa mosqueira e adulto da Ceratitis capitata

Com as melhorias previsíveis das condições do estado do tempo, irá verificar-se um aumento na atividade da mosca da fruta (Ceratitis capitata), daí recomendarmos, dum modo geral, para todos os pomares vulneráveis à mesma, a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva), e proceder à substituição periódica (15 em 15 dias) do atrativo nas garrafas mosqueira como uma medida complementar e não de substituição aos produtos fitofarmacêuticos autorizados. Em média colocar uma armadilha, por cada três árvores.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Mosca da Cereja (Drosophila suzukii)

mosca da cerejeira fruto atacado mosca da cerejeira adulto
 Fig. n.º 2 – Fruto com sinal claro da presença da mosca e adulto da Drosophila suzukii, com a particularidade de apresentar a asa manchada

Nos casos da ginjeira e cerejeira, aos primeiros sinais da presença da mosca (Drosophila suzukii), para além das referidas armadilhas poderá haver um controlo químico complementar. Existem 2 produtos homologados para a cerejeira (Karate Zeon e Epik SG) e um para a ginjeira (Epik SG).

O karate Zeon (substância ativa lambda cialotrina) usado na concentração de 12,5 ml/hl, com o máximo de duas aplicações com intervalo de segurança de 14 dias. O Epik SG (substância ativa acetamiprida), usar na concentração de 45 g/hl, com o máximo de duas aplicações com intervalo de segurança de 14 dias.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Tel..: 291 211 260