1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 3 a 9 de abril (ver quadro), mantiveram-se as boas condições do estado do tempo, com níveis de precipitação a continuarem baixos, assim como, o vento praticamente ausente. As operações culturais a poderem ser planeadas e executadas normalmente. As culturas voltam a ter necessidades hídricas, ver no quadro, os níveis da evapotranspiração (superiores à precipitação), proceder assim às regas de acordo com essas mesmas necessidades.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 19 de abril), apresenta poucas alterações, na costa sul, reserva-nos alguma nebulosidade, com temperaturas amenas e a norte o IPMA prevê, além de muita nebulosidade, ainda níveis de precipitação moderados.

Com estas condições meteorológicas há necessidade de continuar a monitorização aos seus pomares para deteção precoce de pragas e doenças.

Pedrado da macieira e da pereira (Venturia inaequalis e V. pyrina)

pedrado macieira
 Fig. 1 - Maçãs com sintomas de pedrado

Tanto o fungo como as árvores de algumas variedades já apresentam condições para o desenvolvimento da doença, uma vez que condições meteorológicas, têm estado a favor (dias com nebulosidade e alguma precipitação alternando com dias de céu limpo). Para as árvores que já apresentam o botão rosa, deve utilizar um fungicida orgânico que atue a baixa temperatura, como, por exemplo, SROBY, CHORUS, QUALY, FLINT, CONSIST, FLINT PLUS, ou utilizar um fungicida orgânico de contacto ou superfície. Para combate ao pedrado no Modo de Produção Biológico, são autorizados fungicidas à base de enxofre ou SERENADE MAX.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Princípios da proteção contra o pedrado das macieiras

Três objetivos fundamentais devem orientar a luta química contra o pedrado das pomóideas:

► Evitar a instalação da doença durante o período de contaminações primárias;

► Posicionar os tratamentos de modo preventivo, o mais próximo possível dos períodos de risco, estados fenológicos B,C e D (Pré-abrolhamento, abrolhamento e pré-botão verde respetivamente);

► Evitar o aparecimento de resistências, praticando uma alternância de produtos tão larga quanto possível, durante todo o período em que é necessário fazer tratamentos contra o pedrado.

fenologia macieira
 Fig. 2 – Estados fenológicos da macieira

Devem fazer-se tratamentos com qualidade, sendo então necessário:

► Dispor dos meios materiais e humanos necessários para fazer os tratamentos no momento certo;

► Dispor de material de aplicação em boas condições, corretamente regulado;

► Fazer uma cobertura completa de todas as árvores, não deixando partes do pomar por tratar;

► Respeitar as doses recomendadas.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Tel..: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.