1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

 

Segundo os apuramentos meteorológicos de 27 a 02 de abril (ver quadro),  as boas condições do estado do tempo mantiveram-se, com níveis de precipitação a baixarem de forma significativa relativamente às semanas anteriores, assim como o vento praticamente ausente, pelo que as operações culturais puderam ser planeadas e executadas normalmente. Assim, as culturas voltam a ter necessidades hídricas, devendo proceder às regas de acordo com essas mesmas necessidades.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 12 de abril), apresenta poucas alterações, na costa sul, mantem-se assim dias de céu limpo com temperaturas amenas e a norte o IPMA prevê ainda, além de muita nebulosidade, níveis de precipitação moderados.

pequenos frutos1 Na cultura de pequenos frutos, o desenvolvimento de novas tecnologias de produção e a adaptabilidade de outras tem evoluído, mas, sendo os pequenos frutos bastante perecíveis, a qualidade pós-colheita assume um papel preponderante na fileira.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

pequenos frutos2 Com base na investigação e experimentação tem-se adotado o uso de plásticos biodegradáveis nas culturas do morango e da framboesa, o que conduz à melhoria da produtividade das culturas e redução do custo ambiental.

A avaliação e o conhecimento das pragas e dos seus inimigos naturais, bem como da interação entre as culturas e as adventícias associadas são essenciais para a aplicabilidade de programas de proteção integrada (PI). A formação de técnicos e agricultores em PI é essencial para a aplicação das tecnologias de produção adequadas a cada espécie e às diferentes regiões do país, dado que adquirem formação na área das doenças, pragas e seus inimigos naturais, de modo a estarem habilitados a reconhecer a biodiversidade de organismos com que se confrontam nos ecossistemas agrários.

Atualize-se, faça da evolução tecnológica uma forte aliada no seu dia a dia!

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Tel..: 291 211 260

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar