1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 13 de fevereiro a 19 de fevereiro (ver quadro), verificou-se uma melhoria do estado do tempo, com níveis de precipitação a baixar um pouco relativamente às semanas anteriores, assim como, o vento a fazer-se sentir de forma menos intensa. As operações culturais ficam condicionadas por este estado de tempo o que obriga a planeá-las de acordo com as previsões.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 1 de março), com muitas alterações, mas com tendência a agravar-se, ou seja, reserva-nos, na costa sul, muita nebulosidade acompanhada por precipitação forte, alternando por vezes, com períodos mais calmos, e a norte o IPMA prevê, além de muita nebulosidade, níveis de precipitação elevados.

Assim que o estado do tempo melhorar, e uma vez que se aproxima o fim do inverno, proceder ao tratamento químico com óleo de verão, nos pomares de folha caduca. (principalmente pomares que tenham tido problemas com cochonilhas).

Cochonilha de S. José (Quadraspidiotus perniciosus)

cochonilha troncocochonilha ramo
 Cochonillha de S. José no tronco e num ramo, respetivamente

A cochonilha de S. José, praga largamente expandida em pomares de macieiras, causa o enfraquecimento e decadência das árvores e a perda de valor dos frutos atacados. No combate a esta praga, é necessário ter em conta o valor das medidas preventivas e dos insetos auxiliares para o êxito na sua diminuição e manutenção em níveis baixos e que não causem prejuízos.

No nosso país, a cochonilha de S. José tem três gerações anuais, uma das quais incompleta. A primeira geração tem início em meados de Maio, quando eclodem as larvas da 1.ª geração, seguindo-se as outras duas a partir de Julho até fim de Outubro.

Medidas preventivas

Na instalação de pomares novos, devem adotar-se compassos de plantação e sistemas de condução das árvores que permitam uma boa entrada de luz e circulação do ar na copa, para o que deve contribuir também a poda. As adubações devem ser feitas de acordo com as necessidades da planta, para o que é necessário proceder a análises periódicas do solo. A rega deve ser moderada, por exemplo, em sistema gota-a-gota. Tudo isto de forma a evitar um excessivo vigor das árvores, que favorece a progressão das populações desta cochonilha.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

cochonilha fruto
 Cochonillha de S. José no fruto

Inimigos naturais da cochonilha de S. José

Entre os inimigos naturais da cochonilha de S. José destaca-se um inseto parasitoide da família dos himenópteros (Prospaltella perniciosi) e predadores coccinelídeos (joaninhas), sobretudo importantes pela sua ação combinada. Este inseto auxiliar pode ser introduzido nos pomares – 1 milhão de indivíduos por hectare – acabando por se aclimatar e adaptar definitivamente. Para que isso aconteça, é necessário reduzir e adaptar cuidadosamente todos os tratamentos realizados no pomar, sobretudo os inseticidas. A manutenção do solo revestido por uma vegetação herbácea controlada, natural ou semeada (enrelvamento), favorece o aumento de populações de insetos auxiliares.

Tratamentos químicos

Dão bons resultados os tratamentos com óleos minerais no fim do Inverno. Ensaios recentes mostraram que algumas estirpes de Bacillus thuringiensis têm uma ação destrutiva importante sobre esta e outras cochonilhas. Podem também ser realizados tratamentos durante a vegetação com inseticidas de mais largo espectro de ação. Os tratamentos à 1ª geração, dirigidos apenas às árvores ou às parcelas de pomar infestadas, costumam surtir resultados satisfatórios no controlo da praga.

Nos pomares infestados, o tratamento com um óleo de verão até à proximidade da rebentação, pode reduzir a necessidade de tratamentos contra a 1.ª geração da cochonilha de S. José na primavera - início do verão. Os óleos de verão têm efeitos também sobre os ovos hibernantes de afídios e de aranhiço vermelho. A cochonilha de S. José também infesta as prunóideas (pessegueiro, cerejeira, ameixeira, damasqueiro). O procedimento a adotar nestas culturas é semelhante ao recomendado para as pomóideas.

A aplicação de óleo de verão é permitida no Modo de Produção Biológico (MPB).

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.