1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 6 a 12 de fevereiro (ver quadro), verificaram-se níveis de precipitação consideráveis, embora inferiores aos da semana anterior, assim como o vento a fazer-se sentir de forma intensa. As operações culturais ficam condicionadas por este estado de tempo o que obriga a planeá-las de acordo com as previsões.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 22 de fevereiro) continua sem muitas alterações, mas com tendência a agravar-se no final da próxima semana, ou seja, reserva-nos, na costa sul, alguma nebulosidade, que será acompanhada por precipitação que se irá tornar mais forte até ao dia 22 e um aumento da intensidade do vento. A norte, e para este período, o IPMA prevê, além de muita nebulosidade, alguma precipitação.

Realizar continuadamente observações às culturas, por forma a detetar precocemente quaisquer sinais ou sintomas de pragas/doenças.

Manutenção dos Aparelhos de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

Em termos de tarefas, aproveite os períodos mais tranquilos devido aos rigores do inverno, para fazer uma revisão e manutenção aprofundada dos aparelhos, tendo em atenção os seguintes aspetos:

Depósito ► Lavá-lo com água limpa para eliminar possíveis incrustações de produto nas suas paredes ou no fundo. Verificar que o depósito não tenha furos nem rachadelas, procedendo à sua reparação ou substituição, se necessário.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Filtro do depósito ► A sua função é de reter as impurezas presentes na água e as partículas de produto não completamente dissolvidas. Deve-se manter em boas condições, limpando-o cuidadosamente com jacto de água.

Tubagens ► Devem ser lavadas com jacto de água para eliminar possíveis incrustações no seu interior. Substituí-las em caso de deterioração.

Bicos ► Os bicos podem estar obstruídos, pelo que o débito de produto irá diminuindo. É aconselhável proceder á limpeza dos bicos, depois de desmontados, para restituir a sua capacidade de pulverização. Nesta limpeza, não utilizar objetos perfurantes que possam alterar o diâmetro do orifício de saída do líquido. Caso seja necessário, substituir os bicos.

Bomba ► Nas máquinas que disponham deste elemento deve comprovar-se periodicamente que o lubrificante contido no cárter está ao nível aconselhado. O óleo deve ser mudado periodicamente.

Manutenção do motor ► Deve limpar-se o filtro de ar a cada 50 horas de funcionamento. Controlar o estado das velas a cada 50 horas – devem-se desmontar, limpar e comprovar que a distância entre elétrodos é a correta. No caso de as velas estarem muito deterioradas, deve proceder-se à sua substituição.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.