1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 30 de janeiro a 5 de fevereiro (ver quadro), verificaram-se níveis de precipitação consideráveis, assim como, o vento a fazer-se sentir de forma intensa. As operações culturais ficam condicionadas por este estado de tempo o que obriga a planeá-las de acordo com as previsões.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 15 de fevereiro), sem muitas alterações, mas com tendência a agravar-se, ou seja, reserva-nos, na costa sul, muita nebulosidade acompanhada por precipitação forte, alternando por vezes, com períodos mais calmos, e a norte, o IPMA prevê, além de muita nebulosidade, níveis de precipitação elevados.

Realizar continuadamente observações às culturas, por forma a detetar precocemente quaisquer sinais ou sintomas de pragas/doenças.

Confusão sexual - um método de luta biotécnica contra pragas

armadilhas citrinos Apesar de ainda estarmos em pleno inverno, é oportuno neste momento pensar em toda esta operação, uma vez que a mesma, implica vários aspetos, como por exemplo: encomendar as armadilhas e respetivos difusores de feromonas, calcular atempadamente e de forma correta o número de armadilhas necessárias, conhecimento do ciclo biológica da praga a combater, por forma, a colocar as armadilhas na altura devida, como facilmente verificámos, devemos iniciar este plano algum tempo antes, para pode intervir na altura exata.

Se utiliza ou pensa vir a utilizar este meio de luta biotécnica, é altura de adquirir o material necessário.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Confusão sexual – meio de luta biotécnico

Muitos insetos emitem hormonas específicas, chamadas feromonas, para comunicarem entre si.

As fêmeas da traça da uva, do bichado das macieiras, da traça do tomateiro e doutras espécies, emitem feromonas para atraírem os machos ao acasalamento.

armadilhasA partir do conhecimento deste comportamento, os cientistas procuraram utilizá-lo para a luta contra diversas pragas, pelo método da confusão sexual. Utilizando feromonas de síntese, este método de luta biotécnico consiste em saturar a atmosfera da cultura com a feromona da espécie a combater, de forma a perturbar os machos, impedindo-os de encontrar as fêmeas e de se reproduzirem. Trata-se de um meio muito eficaz, seletivo, não tóxico, de custo acessível e de fácil realização. Alternativa à luta química.

As feromonas da praga a combater são distribuídas em difusores - pequenos filamentos ou cápsulas plásticas impregnadas de feromona. Estes devem ser colocados na vinha ou no pomar até meados de março, o mais tardar. Colocam-se uma única vez e funcionam até ao fim do ciclo da praga.

O número de difusores a colocar varia de 500 a 1000 por hectare, conforme a sua composição e a espécie a combater.

O custo dos difusores varia entre cerca de 115 e 225 euros por hectare, conforme a praga e a densidade de colocação. São comercializados em Portugal difusores para a luta por confusão sexual contra diversas pragas: traça-da-uva (Lobesia botrana), bichado das pomóideas (Cydia pomonella), traça oriental das prunóideas (Cydia molesta), broca do tronco e ramos de fruteiras (Zeuzera pyrina), entre outros.

A confusão sexual é aconselhada no Modo de Produção Biológico, mas pode ser utilizada noutros modos de produção.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.