1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 23 a 29 de janeiro (ver quadro), verificaram-se níveis de precipitação ligeiramente mais altos que a semana anterior. Este estado de tempo obriga a planear a grande maioria das operações culturais.

Relativamente às regas, praticamente nulas, uma vez que, como já referido, os níveis de precipitação têm aumentado gradualmente. Sendo assim as regas deverão ser sempre realizadas pontualmente de acordo com as necessidades hídricas das culturas, em particular na costa sul onde os níveis de precipitação, em alguns locais não foram suficientes. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indicam claramente essa realidade.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 08 de fevereiro), sem muitas alterações, ou seja, reserva-nos, na costa sul, alguma nebulosidade e alguma precipitação, e a norte o IPMA prevê, além de muita nebulosidade, a possibilidade de níveis de precipitação moderado a forte.

Realizar de forma continuada observações às culturas, por forma a detetar precocemente quaisquer sinais ou sintomas de pragas/doenças.

Tratamentos de Inverno

tratamento inverno Os tratamentos de inverno têm como objetivo reduzir o inóculo de algumas doenças e pragas presentes nas culturas, contribuindo para diminuir o nº de tratamentos fitossanitários durante o ciclo vegetativo. Geralmente o recomendado são três tratamentos no outono-inverno, no entanto, no caso de apenas ser possível fazer um único tratamento, este deve ser efetuado entre 30 a 15 dias antes da rebentação (abrolhamento). Estes tratamentos são realizados essencialmente com produtos à base de cobre para prevenir as doenças e óleos de verão para combater as formas hibernantes de insetos e ácaros.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Ao realizar o tratamento de inverno, deve ter em consideração o seguinte:

- Os produtos utilizados nos tratamentos de inverno atuam por contacto, pelo que deve molhar bem todas as partes da árvore sem esquecer os ramos mais altos;

- Estes tratamentos só devem ser realizados em períodos em que não se preveja a ocorrência de precipitação nas 48 horas seguintes à aplicação;

- Os tratamentos de inverno devem ser efetuados após a poda, pois assim, são mais eficazes.

Durante a queda das folhas, depois da colheita das últimas variedades, pode ser aplicada nos pomares uma calda à base de ureia, como forma de reduzir o inoculo de pedrado nos pomares. A calda deve ser aplicada sobre as árvores e sobre as folhas já caídas no chão. A ureia apressa a decomposição das folhas, destruindo o suporte para o fungo causador do pedrado passar o Inverno.

Geralmente, o recomendado são três tratamentos no outono-inverno. No entanto, no caso de apenas ser possível fazer um único tratamento, este deve ser efetuado entre 30 a 15 dias antes da rebentação (abrolhamento), como já foi referido.

tabela 1 subst ativas
 Tabela 1 - Substâncias ativas homologadas para as principais culturas de folha caduca na RAM

De acordo com as previsões (ver quadro), será preferível aguardar por um melhor estado do tempo, para efetuar estes tratamentos de inverno, Haverá nos próximos dias períodos de muita precipitação, o que inviabiliza esta operação. Assim que possível, logo que o estado do tempo permita, dar início a esta operação.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.