1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 12 de dezembro a 18 de dezembro (ver quadro), verificaram-se significativas melhorias do estado do tempo relativamente à semana anterior, permitindo a realização de forma segura, da grande maioria das operações culturais, mas por outro lado os níveis precipitação baixaram.

Relativamente às regas, há que continuar a regar, de acordo com as necessidades hídricas das culturas, nomeadamente na costa sul onde os níveis de precipitação não foram os suficientes. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 28 de dezembro), mantém-se, ou seja, reserva-nos, na costa sul, alguma nebulosidade e pouca precipitação. A norte, o IPMA prevê além de muita nebulosidade a possibilidade de chuva fraca e aguaceiros.

dia mundial solo No passado dia 5 de dezembro comemorou-se o Dia Mundial do Solo.

As principais ameaças ao solo são a erosão, a poluição e a impermeabilização, pelo avanço da urbanização. (Ao assegurar-se as melhores condições de instalação, crescimento e desenvolvimento das culturas, previne-se a ocorrência de fenómenos de erosão, compactação e contaminação do solo).

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Importa lembrar que são necessários solos saudáveis para obter alimentos de qualidade, não contaminados. Para tal, o Sr. agricultor deverá adotar práticas que reduzam o recurso a produtos químicos para controlar os agentes patogénicos e as infestantes, manter os solos de pomares e vinhas revestidos por espécies herbáceas naturais ou semeadas (enrelvamento), evitar a excessiva mobilização do solo, optando por alfaias que não destruam a estrutura e comprometam o arejamento do solo (evitar as fresas), realizar rotações culturais, incorporar matéria orgânica resultante da compostagem de resíduos da exploração agrícola. Ao adicionar um composto orgânico ao solo incorporará matéria orgânica, nutrientes e organismos benéficos que contribuirão para melhorar a sua fertilidade (física, química e biótica), proteger da erosão e assegurar o bom estado sanitário das culturas a instalar.

O solo é a fonte do nosso alimento.

Vamos protegê-lo!

Ao cuidar do solo cuidamos da saúde de todos nós e das gerações futuras.

Sabedoria popular

- Pelo Natal, sacha o faval.

- Pelo Natal, semeia o teu alhal e se o quiseres cabeçudo, semeia-o no entrudo.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260