1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 31 de outubro a 6 de novembro (ver quadro), verificaram-se ainda dias de muito calor. Os valores da intensidade média do vento, a permitir, duma maneira geral, a realização de todas as operações culturais. Relativamente às regas, há que regar, de acordo com as necessidades hídricas das culturas uma vez que os níveis de precipitação ainda não foram os suficientes. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 16 de novembro) reserva-nos, na costa sul, alguma nebulosidade, alternando com céu limpo e pouca precipitação. A norte, o IPMA prevê a possibilidade de chuviscos ou chuva fraca.

Reflexão

paisagem

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

O debate atual (crise) sobre o clima pode muito bem reforçar o papel que a agricultura deve e pode desempenhar na preservação do ambiente, em geral, e na proteção dos recursos naturais, em particular. Para atingir tal objetivo, é fundamental conservar o solo e a água, enquanto principais recursos naturais sobre os quais se exerce a pressão da atividade agrícola Ao assegurar-se as melhores condições de instalação, crescimento e desenvolvimento das culturas, previne-se a ocorrência de fenómenos de erosão, compactação e contaminação do solo. Ao promover-se a gestão equilibrada e racional do regadio, do uso de produtos fitofarmacêuticos e de fertilizantes, previne-se a degradação da qualidade da água e da quantidade disponível.

Sabedoria popular

• Cava fundo em Novembro para plantares em Janeiro

• No dia de S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho

• Pelo S. Martinho, semeia o teu cebolinho

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260