1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 24 de outubro a 30 de outubro (ver quadro), verificaram-se dias de muito calor, conforme o previsto. Os valores da intensidade média do vento, continua a permitir, duma maneira geral, a realização de todas as operações culturais, em particular, a aplicação de produtos fitofarmacêuticos. Especial cuidado para não realizar estas aplicações nas horas mais quentes do dia.

Relativamente às regas, há necessidade de efetuar regas, mas sempre de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias (até 9 de novembro), reserva-nos, na costa sul, alguma nebulosidade, podendo ocorrer precipitação fraca. A norte, o IPMA prevê a possibilidade de chuva forte. Com o bom tempo que se faz sentir, provavelmente poderá haver posturas e posteriormente eclosões ‘fora de estação’. Pretende-se que haja uma atenção redobrada com a finalidade de detetar os adultos da lagarta da couve e eventualmente intervir de forma atempada.

Hortícolas

Lagarta da couve (Pyeris brassicæ)

lagarta couve lagarta couve 1
 Lagarta da couve
 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Recomenda-se a vigilância das plantações e à observação das primeiras posturas ou de lagartas pequenas, a aplicação de um inseticida à base de Bacillus thuringiensis (TUREX, SEQURA, BELTHIRUL, PRESA), ou de azadiractina (ALIGN, FORTUNE AZA), sobretudo em hortas familiares ou para colheita imediata, já que estes são produtos biológicos, não tóxicos para o homem, abelhas, peixes e animais domésticos.

Outros produtos fitofarmacêuticos homologados para as lagartas da couve:

- ciflutrina (CIFLUMAX);

- cipermetrina (CYTHRIN 10 EC);

- deltametrina (DECIS, DECIS EXPERT, DELTAPLAN, DECA, DECIS JARDIM - uso não profissional);

- diflubenzurão (DIMILIN WP 25);

- emamectina-benzoato (AFFIRM);

- indoxacarbe (STEWARD);

- lambda-cialotrina (KARATE ZEON, NINJA ZEON, KARATE+, JUDO, ATLAS, KARATE ZEON 1.5 CS).

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar